Looks like you have blocked notifications!

Liberação FGTS 2021: Veja o que se sabe até o momento

Há muita expectativa sobre a liberação do Fundo de Garantia, principalmente pela continuidade da pandemia

-- Continuar depois da publicidade --

Haverá liberação do FGTS em 2021? Há grande expectativa sobre as novas possibilidades, especialmente com o fim da modalidade emergencial mesmo com a continuidade da pandemia. Saiba mais hoje, 12/01, no Folha GO.

Abaixo estão as principais dúvidas sobre o assunto e suas respostas junto ao que já se sabe sobre a liberação do Fundo de Garantia em 2021.

-- Continuar depois da publicidade --

Também leia: Nova regra da pensão por morte: 6 perguntas respondidas sobre o assunto

Liberação FGTS 2021
Trabalhadores têm meios de movimentar o FGTS em 2021. Veja quais são eles. – Foto: Herospark

Liberação do FGTS em 2021: Veja tudo sobre o assunto

O Fundo de Garantia é uma parcela que se destina aos trabalhadores brasileiros. Portanto, atinge tanto cidadãos urbanos quanto rurais.

01. Quais são as modalidades de saque do FGTS em 2021?

Existem diversas possibilidades de saque do Fundo de Garantia nesse ano. Primeiramente, é possível realizar o saque integral em caso de dispensa sem justa causa.

Da mesma forma são válidas nesse ano e permitem o saque integral do Fundo de Garantia:

  • Aposentadoria;
  • Trabalhador que completar 70 anos de idade;
  • Morte do trabalhador (saque pelos dependentes financeiros);
  • Quitação de imóvel residencial;
  • Diagnóstico de doença grave ou terminal.

Por outro lado, a liberação do FGTS em 2021 também ocorre, de maneira parcial, em adesão ao saque-aniversário. Igualmente, em caso de quebra de contrato por acordo comum entre as partes (empregado e empregador).

02. Ainda é possível realizar o saque emergencial?

Sim. Contudo, somente podem movimentar o Fundo de Garantia os trabalhadores que o requereram nessa modalidade até 31 de dezembro de 2020.

-- Continuar depois da publicidade --

Agora, então, devem requerer a liberação do FGTS por transferência ou saque em espécie do valor no aplicativo Caixa Tem.

Veja: Posso sacar FGTS emergencial na lotérica? Aprenda passo a passo

03. Haverá liberação do FGTS emergencial em 2021?

Ainda não houve confirmação. A princípio o Fundo de Garantia Emergencial encerrou no dia 31 de dezembro, sendo que apenas quem o pediu no app FGTS até essa data pode fazê-lo.

Entretanto, quando o assunto é o novo saque emergencial, ainda não houve confirmação. Apesar disso, membros do Ministério Público afirmaram que existem estudos para isso em curso, uma vez que não geraria interferência nos cofres públicos.

04. O que é e como aderir ao saque-aniversário?

Uma das principais modalidades da liberação do FGTS 2021 é o saque-aniversário. Sua criação foi em 2019, apesar de somente ter entrado em vigor em 2020.

Essa modalidade permite ao trabalhador o saque de parte do Fundo de Garantia anualmente. Porém, quando adere ao saque-aniversário do FGTS ele abre mão de receber o valor integral do Fundo em caso de dispensa sem justa causa.

Contudo, mesmo desempregado o trabalhador mantém o direito ao saque anual de parte do valor da conta inativa. Além disso, ao aderir ao saque-aniversário o trabalhador somente pode desistir dele após 02 anos da adesão.

Para ter a liberação do FGTS 2021 no formato do saque-aniversário o trabalhador deve se inscrever na modalidade até o último dia do mês de seu nascimento. A inscrição ocorre no aplicativo do Fundo de Garantia e não é obrigatória.

O pagamento, então, ocorre no mês de aniversário do cidadão. Assim, o saque pode ser feito em até 02 meses após o depósito.

Confira agora: Décimo terceiro 2021: veja agora como será o pagamento

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...