Moeda digital brasileira está chegando; saiba mais detalhes

O Banco Central anunciou que o Brasil está próximo de ter a sua própria moeda digital

A moeda digital brasileira já teve as suas diretrizes anunciadas pelo Banco Central. Mas como ela irá funcionar? Falaremos nesta quarta-feira, 26 de maio de 2021, os detalhes sobre o assunto que já gera expectativas entre muitos brasileiros.

As criptomoedas tiveram um período de alta no passado. Desse modo, muitos investidores acabaram obtendo bons retornos com a compra delas. Mas, apesar delas não estarem tão lucrativas como antes, muitas pessoas ainda acreditam no seu potencial.

-- Continuar depois da publicidade --

O BC (Banco Central), por sua vez, afirma que a criação da moeda digital brasileira será destinada para quem realiza transações, e, também, para o estímulo a novos modelos de negócio.

“Estimular novos modelos de negócio que aumentem a eficiência do sistema de pagamentos de varejo. É o que propõe o Banco Central do Brasil (BC) com a extensão digital do real, que poderá se integrar naturalmente aos ecossistemas digitais e acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira”. afirma o Banco Central

Saiba mais então: Conheça 3 excelentes criptomoedas alternativas ao Bitcoin

O que é a moeda digital brasileira?

A moeda digital brasileira seguirá um padrão um pouco diferente das criptomedas existentes. Pois ela será estatal, ou seja, o BC a denomina como criptoativo. Isso acontece pelo fato de ela ter lastro em sua própria divisão, no caso, o Real.

Diante disso, terá característica de reserva de valor, meio de troca e unidade de conta. Em sendo assim, será uma representação da moeda brasileira emitida pela autoridade monetária do país. Além disso, a moeda também contará com a garantia dada por essa política.

Pode ser interessante também: 4 coisas que se deve saber antes de investir em criptomoedas

Como irá funcionar?

-- Continuar depois da publicidade --

Como o BC já anunciou, a moeda digital brasileira será parte do dia a dia da população. Então será muito comum que elas estejam presentes nas transações financeiras do cotidiano.

A sua movimentação pode ocorrer de forma on-line, por meio da utilização de um sistema integrado (então as pessoas poderão pagar e realizar transferências), mas também será possível movimentar a moeda off-line. Esse último será para aqueles momentos em que a conexão com a Internet encontra problemas.

O Banco Central emitirá o real digital e ele será passado ao usuário final por meio dos participantes dos sistemas de pagamentos. Essa ação tem o intuito de manter a relação entre clientes e os sistemas de pagamentos.

Pode ser uma porta de entrada para novo clientes nas plataformas de pagamentos.

A moeda digital brasileira valerá mais do que o Real?

A moeda digital brasileira está chegando
A moeda digital brasileira está chegando | Foto: freepik – Racool_studio

Essa é uma dúvida muito recorrente. Mas, de acordo com o Banco Central, a resposta é não.  Se o cidadão tiver R$20,00 em sua carteira, a nota não será remunerada, ela continuará tendo o mesmo valor. O mesmo acontece com a carteira digital; desse modo,  não sofrerá alteração.

Quando ela estará funcionando?

Ainda não existe uma data marcada para o início da utilização da moeda digital brasileira. Pois tudo ainda precisa passar por aprovações jurídicas. E além disso, ainda é preciso criar formas de evitar fraudes como a lavagem de dinheiro.

Estudiosos acreditam que o mercado de moedas on-line seja promissor. Não ã toa já vem sendo utilizado por alguns países como China e Japão.

Veja mais; API do mercado bitcoin: a ponte que conecta aplicações

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...