Looks like you have blocked notifications!

Negativação indevida? Veja como tirar o nome do SPC e Serasa

-- Continuar depois da publicidade --

Saber como tirar o nome do SPC e Serasa quando se contrai uma dívida é algo do conhecimento da população. De fato, basta essencialmente quitar integralmente a dívida e, dentro de 5 dias, o nome será retirado dos birôs. No entanto, o que fazer quando ocorre uma negativação indevida? Confira hoje (25/01) os procedimentos.

A negativação indevida nada mais é do que quando um determinado consumidor está com o nome limpo, porém, por algum equívoco, uma empresa credora negativa o nome dessa pessoa. Uma vez que a negativação gera consequências ruins, é fundamental solucionar o quanto antes esta questão.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia ainda: Loja virtual de móveis abre crediário facilitado para negativados no SPC e Serasa; saiba mais

Quais os procedimentos para se ter como tirar o nome do SPC e Serasa por causa de negativação indevida?

Negativação indevida: como tirar o nome do SPC e Serasa? Fonte da imagem: Freepik

A primeira  medida a ser tomada para se ter como tirar o nome do SPC e Serasa por causa de uma negativação indevida é, obviamente, dialogar com a empresa credora. Junte toda a documentação e elementos que puder que sirvam como comprovação de que não se contraiu aquele débito.

Se a negativação indevida ocorreu por conta de perda de documentos, fraude, roubo ou clonagem, além de falar com a empresa credora o consumidor deve também efetuar uma formalização do pedido de exclusão, encaminhando os documentos abaixo para os birôs:

  • Cópia autenticada do CPF e do RG;
  • Cópia autenticada do boletim de ocorrência assinado pelo investigador ou delegado;
  • Declaração escrita de próprio punho, com seu nome, telefone, endereço, número de CPF e RG, pedindo a exclusão da negativação.

Leia ainda: A empresa que me negativou no SPC e Serasa faliu. E agora?

-- Continuar depois da publicidade --

Agora, se mesmo abordando amistosamente a empresa credora se recusar a retirar a negativação, o último recurso é recorrer à Justiça e possivelmente obter uma indenização por danos morais.

Quais os requisitos para ter direito à indenização?

Como tirar o nome do SPC e Serasa e receber indenização? Bem, é importante lembrar que há basicamente dois contextos que geram uma negativação: um erro na cobrança por parte da empresa ou devido a alguma fraude, roubo ou clonagem do cartão.

Os requisitos para se ter direito a uma indenização por negativação indevida é não ter pago a conta ou fatura em questão e, mais do que obviamente, o nome ter sido registrado nos órgãos de proteção ao crédito. Novamente, é necessário se ter documentos que comprovem que a negativação foi indevida.

Leia ainda: Caixa oferece cartão de crédito que é opção a negativado no SPC/Serasa

O valor médio das indenizações por danos morais varia de R$5 mil a R$40 mil reais, a depender da particularidade de cada caso. No que tange ao tempo que o processo leva para ser finalizado vai de 2 a 4 anos e meio. Esse é o tempo médio, ou seja, pode ser que demore mais que isso ou menos que isso.

Contudo, vale ressaltar que outra condição para se ter direito à indenização é o consumidor em questão não estar negativado nos birôs por causa de uma dívida com outra empresa.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...