O cheque cruzado pode ser sacado? Confira

O cheque cruzado possui algumas particularidades que devem ser observadas para a segurança do usuário

Por mais que possa parecer uma realidade distante para muitos, saiba que ainda hoje (25/11), os cheques estão sendo utilizados. Durante muito tempo essa ordem de pagamento era bastante comum, porém, o seu uso foi diminuindo com a chegada no mercado de outras modalidades. Por isso, principalmente entre os mais  jovens, o surgimento de dúvidas, sobre o tema, como no caso do cheque cruzado.

O ato de cruzar o cheque, realizado no passado, tornou-se um hábito, mas as explicações sobre essa ação costumam ser vagas. Entretanto, o esclarecimento deve ser feito, pois o cheque cruzado pode servir como proteção ao usuário.

Mas afinal, qual a finalidade do cheque cruzado? Ele pode ser sacado? Ele realmente serve como forma de proteção aos possíveis golpes bancários? Continue a leitura e tenha todas essas dúvidas sanadas.

Pode ser do seu interesse: Quem emite cheque sem fundo vai parar no SPC e Serasa ou somente no CCF?

O que é cheque cruzado?

O cheque cruzado pode ser sacado?
O cheque cruzado pode ser sacado? | Foto: Adriano Gadini

Por mais que essa resposta seja óbvia para muitas pessoas, mostrar os detalhes do cheque cruzado será útil para as explicações complementares.

O cheque é uma maneira de realizar pagamentos à vista onde o dinheiro poderá ser sacado ou depositado em conta. Porém, quando o dono do cheque decide cruzá-lo, a única forma de retirada do dinheiro, será pelo seu depósito.

Logo, o cheque cruzado não pode ser sacado na boca do caixa.

Dessa forma, o cheque terá menos chances de ser roubado ou utilizado por outra pessoa. Isso aumenta, é claro a segurança do usuário do meio de pagamento. Mas saiba que essa proteção pode ser ainda maior, quando ele é transformado em cheque cruzado nominal.

Ao transformá-lo em nominal, o emitente será obrigado a indicar o nome da pessoa que irá receber o valor que consta na folha, podendo ser uma empresa, quando for o caso. Então esse valor pode ser depositado ou pago pelo banco, quando o beneficiário tiver a sua identificação validada.

Leia mais: Saiba quais bancos estão antecipando o saque-aniversário do FGTS

Tipos de cruzamentos de cheques

O cheque cruzado é bastante simples. Primeiramente a determinação dos valores e a assinatura devem ser efetivados, então é desenhado duas retas paralelas, na diagonal, na parte frontal do cheque. Mas é importante frisar que existem dois tipos de cruzamentos. Veja:

  • Cruzamento geral

O cruzamento geral acontece quando o cheque é cruzado em branco. Então isso quer dizer que serão feitas apenas duas linhas. Significando que esse cheque pode ser depositado em qualquer banco.

Este tipo de de cruzamento é o mais utilizado entre os usuários, então quem trabalha com esse formato de pagamento já está acostumado a ver o cruzamento geral.

  • Cruzamento especial

Neste caso, cruzamento especial, o cheque será cruzado em preto. Isso significa que entre as linhas paralelas, deverá ter o nome do banco especificado. Então o cheque só poderá ser depositado naquele banco que está identificado na folha de cheque cruzado.

Quando o cheque nominal cruzado é feito, espera-se que ele possa somente ser depositado na conta da pessoa especificada no cheque. Porém, existe uma exceção. Quando o recebedor faz uma assinatura no verso da folha de cheque, outra pessoa pode realizar o depósito.

Saiba também: Saiba como fazer transferência pelo Pix do Banco do Brasil e concorrer a até R$ 100 mil

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies