Looks like you have blocked notifications!

O que significa cred abono no Caixa Tem? Entenda em detalhes

-- Continuar depois da publicidade --

A Caixa Econômica Federal está repassando a parcela anual do PIS para os trabalhadores nascidos entre janeiro e fevereiro, nesta terça-feira (19/01). Mas, o termo cred abono no extrato do Caixa Tem causa dúvidas aos beneficiários da poupança social digital.

Caixa Tem é o aplicativo criado pela CEF para repassar benefícios sociais e trabalhistas pagos pelo governo cidadãos brasileiros, na maioria dos casos para quem não tem acesso a banco ou não é correntista da própria instituição federal.

-- Continuar depois da publicidade --

Inicialmente desenvolvido apenas para a transferência de recursos do auxílio emergencial para 67 milhões de beneficiários do programa, o aplicativo rapidamente se tornou mais robusto e passou da marca de mais de 100 milhões de contas abertas, justamente por englobar mais benefícios.

O Abono Salarial é um dos programas que estão sendo repassados pelo Caixa Tem para um grupo específico de trabalhadores. Mas, o aplicativo causa dúvidas aos próprios usuários. Assim como acontece desde o seu lançamento, no mês de abril de 2020.

O que significa cred abono no Caixa Tem? Entenda em detalhes
O que significa cred abono no Caixa Tem? Entenda em detalhes (Foto: Freepik.com)

Leia mais: É possível sacar PIS na lotérica com Carteira de Trabalho? Saiba aqui

Afinal, o que significa o termo cred abono no extrato do Caixa Tem?

Apesar de causar estranheza pelo termo abreviado, cred abono significa uma transação positiva para a conta poupança social do trabalhador beneficiado.

Isso porque, esta transação confirma que o PIS foi depositado corretamente pela Caixa Econômica Federal na poupança social de quem a recebeu.

Cred é a abreviação para “Crédito” nos extratos da Caixa. E “Abono” é o benefício do PIS, creditado somente para quem tem carteira assinada e cumpriu os requisitos listado pela Lei nº 7.998/90.

Sendo assim, todos aqueles que estão recebendo um depósito com o termo “cred abono” são trabalhadores que estão tendo o direito ao Abono Salarial respeitados pelo governo.

Por que o Abono está sendo pago através do Caixa Tem?

-- Continuar depois da publicidade --

O Abono Salarial PIS é repassado de forma única e exclusiva pela Caixa Econômica Federal. E, que, por ser a instituição responsável pelo benefício, é quem cria as regras e determina como cada beneficiário vai receber o dinheiro.

Sendo assim, aqueles que são correntistas da Caixa continuam recebendo o abono diretamente na conta corrente ou poupança, de forma automática, na data marcada no calendário do CODEFAT.

Já os trabalhadores com direito ao PIS, sem conta na Caixa, antigamente recebiam o benefício através do Cartão Cidadão. Ele foi “aposentado” para operações do Abono Salarial.

Isso porque, todos os trabalhadores que recebem PIS e não são correntistas da Caixa passaram a receber o benefício através da poupança social digital, movimentada através do aplicativo Caixa Tem.

Leia também: PIS vai ser depositado no Caixa Tem para trabalhadores; entenda quem recebe

Qual o valor da transferência do PIS?

O Abono Salarial – PIS – tem valor máximo de um salário mínimo. Portanto, varia de acordo com o piso nacional do ano em questão.

Além disso, o valor que será depositado pela Caixa não é fixo. Ele também varia conforme o número de meses em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada no ano de 2019 – que é a base do cálculo para o calendário 2020-2021.

O valor do benefício corresponde a 1/12 do salário mínimo por mês trabalhado.

Sendo assim, em 2021, o valor máximo do PIS é de R$ 1.100 – que corresponde a 12 meses. Já o valor mínimo do Abono é de R$ 92, equivalente a apenas um mês trabalhado com carteira assinada.

Leia ainda: O Que É Abono Salarial? Veja Quem Tem Direito E Como Sacar

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...