Os bancos abrem nesta sexta-feira (20)? Veja aqui o que se sabe

20 de novembro é a data do feriado da Consciência Negra em mais de 100 cidades

Os bancos abrirão nesta sexta-feira, dia 20 de novembro? Essa é a dúvida de clientes das mais variadas instituições financeiras em todo o país nesta quinta-feira (19/11), véspera do feriado da Consciência Negra.

Em muitos cidades, ainda existe dúvida sobre a abertura ou não das agências bancárias na sexta-feira. Isso acontece porque oficialmente em alguns locais do país, como o estado de São Paulo, o feriado de 20/11 foi antecipado, para acontecer no dia 21 de maio. Naquele dia, os bancos não deveriam abrir.

Os bancos abrem nesta sexta-feira? Veja aqui o que se sabe sobre o assunto
Os bancos abrem nesta sexta-feira? Veja aqui o que se sabe sobre o assunto / Foto: Freepick

Na época, a tentativa de juntar feriados em datas antecipadas teve como objetivo incentivar o isolamento social. O momento marcava o auge da pandemia de coronavírus no país. Portanto, seria importante diminuir a circulação de pessoas em locais onde normalmente poderia haver aglomerações.

Leia mais: Conheça 3 dos melhores bancos digitais do Brasil em 2020

Mas afinal, desse vez os bancos vão abrir ou não?! Veja o que se sabe.

Os bancos abrirão nesta sexta-feira?

Consultamos o site disponibilizado pela Febraban – Federação Brasileira de Bancos – para conferir quais são os feriados oficiais em que as instituições bancárias não devem abrir ao longo do ano.

De acordo com a lista da Febraban, o dia 20 de novembro não consta como dia não-útil para os bancos e, portanto, podem ter portas abertas para o público. Contudo, pode variar de município para município.

Isso porque, existem legislações municipais em mais de 100 cidades brasileiras que têm o o dia 20 como feriado, enquanto as demais classificam a data como um dia útil.

Portanto, se precisar comparecer a uma agência bancária na sexta-feira, é importante consultar o banco antes.

São Paulo já confirmou abertura de bancos e da Bolsa de Valores

Conforme antecipação realizada do feriado para o dia 21 de maio, a sexta-feira será de trabalho normal nas agências bancárias e na Bolsa de Valores de São Paulo.

Mesmo com a abertura confirmada por causa do feriado antecipado, a expectativa é de que a sexta-feira não tenha grandes movimentações financeiras na Bolsa.

Essa é a opinião do gerente do research da Ativa Investimentos, em entrevista ao site Valor Investe.

“Na nossa avaliação, é possível que o feriado antecipado influencie apenas na movimentação da bolsa por parte da pessoa física. O institucional e os investimentos estrangeiros não devem apresentar variações significativas de volume”.

Leia também: Posso cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes? Entenda

Datas consideradas como feriados pela Febraban

No site da Febraban, são mostradas 17 datas oficiais em que o banco deve considerar os dias como não-úteis e, assim, manter portas fechadas.

Os feriados oficiais dos bancos em 2020 são os seguintes:

  • 01 de janeiro – Dia da Paz
  • 24 de fevereiro – Carnaval
  • 25 de fevereiro – Carnaval
  • 10 de abril – Sexta-feira da Paixão
  • 21 de abril – Tiradentes
  • 1º de maio – Dia do trabalho
  • 11 de junho – Corpus Christi
  • 07 de setembro – Independência do Brasil
  • 12 de outubro – Nossa Srª Aparecida
  • 15 de novembro – Proclamação da República
  • 25 de dezembro – Natal

A explicação é data pela própria Federação:

“Nos termos do Artigo 5º da Resolução 2.932, de 28.02.2002, do Conselho Monetário Nacional, os feriados mencionados acima não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, incluindo sábados e domingos. Expediente ao público em horário diferenciado (Resolução nº 2932, de 28 de fevereiro de 2002)”.

Além disso, o dia 31 de dezembro, último dia útil do ano, não deve haver expediente ao público nos bancos. Apenas operações entre instituições financeiras, serviço de compensação de cheques e outros papéis.

Leia ainda: Conta Black se apresenta como resistência ao “não” dos bancos tradicionais; saiba mais

É Black Friday, mas o Banco Inter resolveu fazer uma Orange Friday

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies