Pensão por morte tem décimo terceiro?

Confira os direitos dos pensionistas do INSS

Anúncio


Assim como no ano de 2020, em 2021 ocorreu a antecipação do 13° salário do INSS. Da mesma forma que no caso dos trabalhadores formais, esse é um abono extra que se volta aos beneficiários da Previdência Social. Sendo assim, a pensão por morte tem décimo terceiro? Entenda hoje, 14/08, tudo sobre os direitos dos pensionistas.

Continua depois da publicidade

Pensão por morte tem décimo terceiro salário?

Sim. Da mesma forma que os demais beneficiários do INSS, os pensionistas também têm direito a receber um valor extra anualmente. Com isso, o abono atinge-os da mesma maneira que é pago, também, a quem se beneficia com auxílio-doença, por acidente ou reclusão, bem como aposentadoria.

Qual é o valor do 13º salário de pensão por morte?

O pagamento do abono extra se baseia em dois requisitos. Primeiramente, ao número de meses em que o pagamento da pensão ocorreu no ano-base de quitação, que neste ano se refere a 2021. Em segundo lugar, depende do valor mensal do benefício que é pago mensalmente.

Continua depois da publicidade

Assim, quem recebeu o benefício do INSS durante todo o ano de 2021 garante que a pensão por morte terá décimo terceiro em valor integral. Ou seja, é como se houvessem 13 pagamentos de benefícios ao longo do ano. Contudo, quem somente se tornou pensionista ao longo deste ano receberá o abono extra de forma proporcional.

Continua depois da publicidade

Para o segundo caso, então, é necessário dividir o valor do benefício do INSS por 12. Então, multiplicar o resultado pelo número de meses em que se foi pensionista em 2021.

pensão por morte tem décimo terceiro
Veja valor e data do pagamento do 13° dos pensionistas do INSS – Foto: Canva Pro

Quando é o pagamento do décimo terceiro da pensão por morte?

Desde 2006 o INSS adianta o pagamento da primeira parcela para o mês de agosto, sendo que a segunda tem pagamento junto ao benefício de novembro. Contudo, neste ano houve a antecipação do pagamento do abono extra. Ele ocorreu entre junho e julho de 2021.

Portanto, quem já era pensionista à época já recebeu o valor do 13° salário. Já quem começou a receber o benefício após essa data receberá o abono de forma proporcional. Nesse caso, então, a pensão por morte terá pagamento de décimo terceiro junto ao benefício de novembro.

Consulta ao benefício do INSS pelo CPF?! Veja o passo a passo sem sair de casa

Veja, ainda, como acompanhar a análise do pedido de pensão, os pagamentos e extratos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies