Anúncio

Pente fino do INSS convoca beneficiários, veja como não perder beneficio

Revisão dos benefícios foca em inconsistências cadastrais e fraudes à Previdência Social.

Anúncio


O pente fino do INSS está em vigor e, agora, mira as pensões por morte. Ela realiza revisões de cadastros incompletos. Da mesma forma, reconhece eventuais pagamentos indevidos. Para isso, a Previdência Social envia convocações aos beneficiários. Veja hoje, 20/06, o que fazer diante da carta de revisão.

Continua depois da publicidade

A operação foca em inconsistências cadastrais. Igualmente, em indícios de fraude. Portanto, busca identificar pessoas que recebem os benefícios mesmo sem preencher os requisitos para isso.

Quem receber a convocação das revisões, então, deve tomar algumas providências. Em caso contrário, na ausência de resposta, o benefício pode ser suspenso. Ou seja, há o cancelamento do pagamento dos valores mensais.

Continua depois da publicidade
pente fino do INSS
Entenda o que fazer em caso de convocação do INSS – Foto: Freepik

Entenda o pente fino do INSS

Essa é uma ação da Previdência Social que já vem ocorrendo desde 2017. Ela é uma revisão administrativa. Conforme dito acima, ela reavalia os documentos que justificaram a concessão de benefícios. Assim, busca inconsistências e fraudes.

Continua depois da publicidade

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, qualquer beneficiário pode ser convocado. Contudo, a ação visa principalmente as pensões, principalmente porque as aposentadorias já passaram pelo processo.

Dessa forma, devem participar os pensionistas que receberem uma notificação pelos Correios. Esse documento leva o nome de carta de revisão. Ela que dá ciência, então, quanto à necessidade de apresentar documentos à Previdência Social.

O que fazer diante da convocação do pente fino do INSS?

Quem receber a convocação da revisão dos benefícios precisa respondê-la em até 60 dias. O desrespeito ao prazo leva à suspensão do benefício por 30 dias. Se não houver respostas nesse período, então, há cancelamento dele.

Mas o que fazer mediante a carta de revisão? Nesse caso, acesse o aplicativo ou site Meu INSS. Ao acessar o portal com login e senha, clique em  “Cumprimento de exigência”. Depois, apresente a documentação conforme a convocação.

Igualmente, é possível apresentar os documentos presencialmente. Para tanto, deve-se agendar atendimento pelo telefone 135 ou pelo portal online. Assim, torna-se possível evitar a suspensão o beneficio mediante o pente fino do INSS.

Como saber a data do meu benefício do INSS?

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies