Pente fino do INSS convoca beneficiários, veja como não perder beneficio

Revisão dos benefícios foca em inconsistências cadastrais e fraudes à Previdência Social.

O pente fino do INSS está em vigor e, agora, mira as pensões por morte. Ela realiza revisões de cadastros incompletos. Da mesma forma, reconhece eventuais pagamentos indevidos. Para isso, a Previdência Social envia convocações aos beneficiários. Veja hoje, 20/06, o que fazer diante da carta de revisão.

A operação foca em inconsistências cadastrais. Igualmente, em indícios de fraude. Portanto, busca identificar pessoas que recebem os benefícios mesmo sem preencher os requisitos para isso.

-- Continuar depois da publicidade --

Quem receber a convocação das revisões, então, deve tomar algumas providências. Em caso contrário, na ausência de resposta, o benefício pode ser suspenso. Ou seja, há o cancelamento do pagamento dos valores mensais.

pente fino do INSS
Entenda o que fazer em caso de convocação do INSS – Foto: Freepik

Entenda o pente fino do INSS

Essa é uma ação da Previdência Social que já vem ocorrendo desde 2017. Ela é uma revisão administrativa. Conforme dito acima, ela reavalia os documentos que justificaram a concessão de benefícios. Assim, busca inconsistências e fraudes.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, qualquer beneficiário pode ser convocado. Contudo, a ação visa principalmente as pensões, principalmente porque as aposentadorias já passaram pelo processo.

-- Continuar depois da publicidade --

Dessa forma, devem participar os pensionistas que receberem uma notificação pelos Correios. Esse documento leva o nome de carta de revisão. Ela que dá ciência, então, quanto à necessidade de apresentar documentos à Previdência Social.

O que fazer diante da convocação do pente fino do INSS?

Quem receber a convocação da revisão dos benefícios precisa respondê-la em até 60 dias. O desrespeito ao prazo leva à suspensão do benefício por 30 dias. Se não houver respostas nesse período, então, há cancelamento dele.

Mas o que fazer mediante a carta de revisão? Nesse caso, acesse o aplicativo ou site Meu INSS. Ao acessar o portal com login e senha, clique em  “Cumprimento de exigência”. Depois, apresente a documentação conforme a convocação.

Igualmente, é possível apresentar os documentos presencialmente. Para tanto, deve-se agendar atendimento pelo telefone 135 ou pelo portal online. Assim, torna-se possível evitar a suspensão o beneficio mediante o pente fino do INSS.

Como saber a data do meu benefício do INSS?

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...