Portabilidade de salário: entenda o que é e saiba como fazer

Funcionário de qualquer empresa pode receber salário no banco de sua preferência e não apenas na conta-salário

-- Continuar depois da publicidade --

A portabilidade de salário é um assunto que ainda deixa dúvidas para trabalhadores de instituições privadas ou privadas. Hoje (09/06), explicaremos do que se trata e como fazer.

É comum que ao iniciar um novo emprego, o patrão abra uma conta-salário em favor do novo trabalhador em um banco no qual a empresa contratante possui algum tipo de parceria.

-- Continuar depois da publicidade --

A conta-salário pode ser aberta pelo patrão qualquer um dos bancos tradicionais, como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, por exemplo, e funcionará de forma semelhante.

No entanto, não é uma obrigação do trabalhador receber seu salário na conta que foi aberta pela empresa. Desde julho de 2018, passou a existir a portabilidade, que permite ao empregado da empresa a liberdade de ter a remuneração em mãos no banco de sua preferência.

Portabilidade de salário: entenda o que é e saiba como fazer
Portabilidade de salário: entenda o que é e saiba como fazer (Foto: Freepik.com)

Portabilidade de salário: entenda o que é e como funciona

Como destacado acima, a portabilidade é a liberdade concedida pelas leis brasileiras aos funcionários de empresas públicas ou privadas de receber o salário no banco de sua preferência.

Todos os bancos concedem o benefício de portabilidade salarial e não há cobrança de taxa para este serviço.

A portabilidade geralmente é feita dentro do próprio aplicativo do banco de sua preferência, inserindo seus dados como funcionário e também com as informações da empresa contratante.

-- Continuar depois da publicidade --

Dessa forma, o dinheiro será enviado diretamente para a sua conta corrente pessoal e não mais para a conta-salário que havia sido aberta pela empresa.

Com a portabilidade, a conta-salário continuará existindo normalmente, sem nenhum tipo de ônus para o funcionário, mas os depósitos que nela foram feitas serão transferidos automaticamente para a conta-destino, que foi escolhida.

Vale ressaltar que nenhum banco tem direito a cobrar nenhum tipo de taxa para efetuar TEDs ou DOCs referentes ao envio do salário para a conta de destino.

Portabilidade pode render dinheiro para o trabalhador em conta digital do PagSeguro

O PagBank, banco digital da instituição financeira PagSeguro, possui uma ação promocional voltada exclusivamente para trabalhadores que querem fazer a portabilidade de salário.

Ao receber o salário na conta PagBank, o trabalhador ganhará R$ 200 a cada 12 meses. No total, serão R$ 600 de bônus em um total de três anos – caso a portabilidade seja mantida durante todo esse período, em todos os meses.

Além disso, o banco digital oferece um cartão de crédito com limite de até o valor total do salário, a depender da avaliação sobre perfil financeiro.

Você sabe como sacar o auxílio emergencial nas lotéricas?

Para evitar filas ainda maiores do que as que são vistas, a Caixa optou por criar o aplicativo Caixa Tem e liberar saques presenciais de forma escalonada. Respeitando, portanto, um calendário feito exclusivamente para evitar tumultos nos locais de retirada de dinheiro. Mesmo com essa medida, é permitido que qualquer beneficiário retire o dinheiro disponível no Caixa Tem, através de agências da Caixa ou de casas lotéricas.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...