Posso ter Pix em vários bancos? Novo sistema ainda gera dúvidas

Saiba os detalhes sobre o novo sistema de transações bancárias

O novo sistema de transações bancárias criado no final de 2020 está prestes a completar dois meses de uso liberado para toda a população. Contudo, ainda gera dúvidas a alguns consumidores. Por exemplo, posso ter Pix em vários bancos? Conheça a resposta hoje (07/01).

Pix é o nome dado ao novo sistema de envio e recebimento de dinheiro criado pelo Banco Central do Brasil em 2020 e que está no mercado desde o dia 16 de novembro. Lançado para tomar o lugar de TED e DOC, o novo método de transferências rapidamente caiu no gosto do consumidor brasileiro.

Ágil, prático e seguro, o Pix é uma opção para que qualquer pessoa com conta corrente em bancos, carteira virtual ou conta de pagamento pré-paga em fintechs possa movimentar dinheiro.

Por se tratar de uma opção gratuita para uso da população, o método se tornou o novo “queridinho” de quem deseja enviar ou receber dinheiro. Isso porque, toda o processo demora poucos segundos para ser realizado – uma vez que não é mais necessário inserir todos os dados bancários da conta destinatária do crédito.

Posso ter Pix em vários bancos? Saiba aqui tudo sobre o assunto
Posso ter Pix em vários bancos? Saiba aqui tudo sobre o assunto (Foto: Agência Brasil)

Além disso, o dinheiro enviado é compensado na conta de destino em no máximo dez segundos. Essa, inclusive, é a vantagem que mais agrada a quem usa o Pix.

Apesar de estar no gosto da população, o sistema de transações ainda gera dúvidas sobre o seu uso em bancos diferentes. É sobre isso que explicaremos abaixo.

Leia mais: PIX cai no sábado, domingo e feriados? Entenda

Afinal, posso ter Pix em vários bancos?

A resposta é sim. É possível ter chaves Pix cadastradas em mais de uma instituição financeira.

Quando lançou o novo método de pagamentos, o Banco Central indicou algumas regras sobre o uso do sistema pelo mesmo consumidor em bancos diferentes.

Cada cliente pode ter até cinco chaves Pix cadastradas na conta em questão. E é possível possuir este mesmo número de chaves em vários bancos diferentes.

Leia também: Posso fazer Pix para quem não tem? Entenda

Mas, é possível ter a mesma chave Pix cadastrada em mais de um banco?

Não é permitido ter a mesma chave cadastrada em mais de uma conta bancária.

Isso é proibido, pois causaria confusão no momento de indicar qual das contas o dinheiro deveria ser enviado, se houvesse mais de um banco com a mesma chave.

Para evitar este conflito, existe a portabilidade de chave Pix entre bancos.

Quando uma chave, por exemplo o número de celular, já está cadastrado em uma instituição financeira, é necessário fazer a portabilidade dela para utilizá-lo em uma outra conta.

O processo é este:

  • Neste caso, o usuário deve acessar a conta do banco para o qual deseja levar a sua chave e pedir para que ela seja cadastrada;
  • Em seguida, o aplicativo irá informar que é necessário confirmar a portabilidade da chave Pix na conta onde ela estava cadastrada inicialmente;
  • Voltando na conta anterior, basta informar que foi de fato você que solicitou a mudança de banco da chave Pix cadastrada. Em poucos segundos, o processo será confirmado.

Leia ainda: Como usar o Pix no Caixa Tem para transferir dinheiro a outros brancos?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies