Posso usar a mesma chave Pix em bancos diferentes? Saiba aqui

O sistema de transações foi desenvolvido internamente pelo Banco Central do Brasil ao longo dos últimos anos e, repassado, para centenas de instituições financeiras que foram aprovadas para utilizá-lo

O Pix ainda gera dúvidas em consumidores brasileiros, mesmo com seis meses de seu lançamento oficial, ocorrido em novembro. Uma das questões que continuam pairando no ar é a seguinte: posso usar a mesma chave Pix em bancos diferentes? Explicaremos o assunto hoje (12/05).

O sistema de transações foi desenvolvido internamente pelo Banco Central do Brasil ao longo dos últimos anos e, repassado, para centenas de instituições financeiras que foram aprovadas para utilizá-lo. Isso, a partir do fim de 2020 em diante.

-- Continuar depois da publicidade --

Rapidamente, o método de transferências ganhou popularidade. Sobretudo por ser rápido, fácil e gratuito.

Com o Pix, é possível transferir dinheiro usando apenas uma chave, sem a necessidade de digitar todos os dados bancários da conta que receberá o dinheiro. Mas, dúvidas ainda existem. Tiraremos algumas agora. Confira abaixo.

Posso usar a mesma chave Pix em bancos diferentes?
Posso usar a mesma chave Pix em bancos diferentes? (Foto: Pixabay)

Será que posso usar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

A resposta é não. Isso acontece porque a chave funciona como uma espécie de apelido para a uma conta dentro do sistema do Pix.

Sendo assim, é inviável que duas contas de bancos diferentes tenham o mesmo apelido, pois faria com que o sistema não entendesse sobre qual delas estaria utilizada no momento de retirar ou receber dinheiro de uma transferência.

Utilizando um exemplo prático, é uma situação semelhante à de quando é necessário fazer um cadastro em uma plataforma virtual que pede um “nickname”. Ele precisa ser original e não permite que repita com algum outro “nick” já existente.

-- Continuar depois da publicidade --

Outro exemplo, ainda mais claro, é o RG. É impossível existir dois registros iguais, correto? No caso da chave Pix, a ideia é exatamente de criar uma identidade para a conta onde ela foi cadastrada.

A diferença entre esses casos é que o local onde a chave foi cadastrada pode ser alterado a qualquer momento. É possível realizar a portabilidade para outra conta em banco diferente, caso deseje.

Mas, posso ter várias chaves Pix em bancos diferentes?

Neste caso, sim. Desde que sejam chaves diferentes, de acordo com o que foi explicado no tópico acima.

Cada usuário pode ter três chaves fixas, que não podem ser repetidas: CPF, número de telefone e e-mail.

No caso das chaves aleatórias, o número é ilimitado. É possível criar quantas desejar, em quantos bancos quiser.

Conheça 5 aplicativos para pagar boleto com cartão de crédito

As contas digitais cada vez mais tomam conta da preferência dos consumidores brasileiros, por oferecem serviços diferenciados, em relação aos bancos tradicionais, e praticidade para realizar alguns serviços específicos. Por exemplo, existem aplicativos que podem ser usados para pagar boleto com cartão de crédito.

 

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...