Looks like you have blocked notifications!

Qual é a diferença entre Bitcoin e blockchain? Entenda

A confusão entre esses dois objetos é bastante comum

-- Continuar depois da publicidade --

Não é incomum que as pessoas confundam Bitcoin e blockchain. Como o Bitcoin foi a primeira aplicação amplamente conhecida de blockchain, de alguma forma conseguiu monopolizar o que as pessoas percebem como tecnologias de blockchain. Saiba mais hoje (06/03) aqui no Folha Go.

No entanto, desde sua estreia pública em 2008 como a tecnologia por trás do Bitcoin (em um white paper de Satoshi Nakamoto), os maiores benefícios do blockchain ganharam amplo reconhecimento e esta tecnologia de cama agora está atendendo a muitas outras indústrias.

-- Continuar depois da publicidade --

Entendendo a diferença entre Bitcoin e blockchain

A priori, para entender a diferença entre Bitcoin e blockchain, é necessário saber que Bitcoin É a criptomoeda mais famosa. Agora, uma década após a existência do Bitcoin, mais de 4.000 altcoins (variantes alternativas do Bitcoin ou outras criptomoedas) estão em circulação.

Não há banco central ou administrador único para Bitcoins. Desse modo, o seu envio pode ocorrer de usuário para usuário na rede Bitcoin ponto a ponto sem a necessidade de intermediários.

bitcoin e blockchain diferenças
Qual é a diferença entre Bitcoin e blockchain? Entenda. Fonte da imagem: Freepik

Agora, por outro lado, blockchain é um tipo de tecnologia de razão distribuída. Permite registrar transações entre duas partes de forma eficiente e verificável e permanente. O Blockchain ficou conhecido como a tecnologia subjacente que permite a existência de criptomoedas.

No entanto, pode-se usar as tecnologias de blockchain  para uma variedade de propósitos, bitcoin e altcoins são apenas um deles.

Quais são os possíveis usos desses elementos e quais os casos de utilização deles no mundo real?

-- Continuar depois da publicidade --

A priori, criou-se o Bitcoin com o objetivo de agilizar as transações transfronteiriças, reduzir o controle do governo sobre a transação e simplificar todo o processo sem a presença de terceiros intermediários.

Por sua vez, o blockchain é uma tecnologia que pode ser usada para fornecer um ambiente seguro e de baixo custo para transações ponto a ponto e eliminar o intermediário desnecessário. Como um tipo de livro-razão distribuído, o blockchain oferece uma maneira confiável de armazenar dados e acessá-los.

Invariavelmente, uma das maiores diferenças entre Bitcoin e blockchain está justamente nos casos de uso deles no mundo real. De fato, enquanto o Bitcoin está limitado às negociações enquanto uma moeda, o blockchain tem um uso muito mais amplo e diversificado.

Pode ser usado para transferir qualquer coisa de valor, de moedas a títulos de propriedade ou ações, entre outros. As tecnologias Blockchain têm inúmeras utilizações nos setores público e privado.

De fato, os casos de uso da tecnologia Blockchain no setor público incluem, por exemplo, o armazenamento de registros de saúde pública e registros imobiliários. Assim sendo, eles oferecem uma plataforma de votação imutável, garantindo um gerenciamento seguro de identidade.

Além disso, no setor privado, grandes empresas de tecnologia investiram muito no mercado de blockchain e agora estão atendendo a outras indústrias.

Conheça 5 aplicativos para pagar boleto com cartão de crédito

As contas digitais cada vez mais tomam conta da preferência dos consumidores brasileiros, por oferecem serviços diferenciados, em relação aos bancos tradicionais, e praticidade para realizar alguns serviços específicos. Por exemplo, existem aplicativos que podem ser usados para pagar boleto com cartão de crédito

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...