Saiba agora mesmo como solicitar segunda via do Cartão Cidadão

De acordo com a CEF, a emissão do Cartão Cidadão está condicionada à existência de benefícios disponíveis para o saque

Para facilitar o acesso aos benefícios trabalhistas e sociais (como o PIS, Bolsa Família, Seguro-desemprego, FGTS) a que o indivíduo tem direito, o Cartão Cidadão foi desenvolvido pelo governo em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Desse modo, a utilização do cartão é permitida em todos os canais de atendimento do banco. Mas o que fazer, quando, por alguma razão, o beneficiário perde o cartão? Tendo isso em vista, o Folha Go explica nesta quinta-feira (28/01) como solicitar segunda via do Cartão Cidadão; confira.

Saiba agora mesmo como solicitar segunda via do Cartão Cidadão
Saiba agora mesmo como solicitar segunda via do Cartão Cidadão – Imagem: Divulgação Pronatec

-- Continuar depois da publicidade --

Leia também: Como conseguir nova senha do Cartão Cidadão pela internet? Confira se é possível

Como solicitar segunda via do Cartão Cidadão

De acordo com a CEF, a emissão do Cartão Cidadão está condicionada à existência de benefícios disponíveis para o saque.

Dessa forma, caso o interessado tenha dado entrada no Seguro-desemprego, por exemplo, só poderá solicitar um cartão quando o benefício for aprovado.

Além disso, o Cartão Cidadão é destinado às pessoas quem não possuem nenhuma conta na CEF,  como Poupança e/ou Conta Corrente.

Caso o beneficiário possua alguma dessas contas, pode receber o benefício por ela, sem a necessidade de emitir um Cartão Cidadão.

No entanto, quem possui o cartão e venha, por ventura, perdê-lo, poderá solicitar um novo cartão.

Para tanto, basta que o interessado se dirija até uma agência Lotérica e informe o que deseja fazer.

Contudo, há uma forma mais simples e igual ao modo de solicitar o cartão pela primeira vez: ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207.

A ligação é gratuita e fornece diversos serviços, como pedido do cartão, cadastro, recadastro e desbloqueio de senha, além de consulta de saldo.

Para que o processo seja mais rápido, a CEF sugere que o interessado esteja com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. A numeração é repassada quando o indivíduo se inscreve no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico).

-- Continuar depois da publicidade --

Assim sendo, o processo de solicitação da segunda vida do Cartão Cidadão é super simples, rápido e seguro. Contudo, o beneficiário só poderá utilizá-lo após a definição da senha.

Veja ainda: Já é possível desbloquear Cartão Cidadão online? Entenda

Como fazer a Senha Cidadão

Com a Senha Cidadão é possível usar o cartão para sacar o benefício disponível em qualquer terminal de autoatendimento.

Dessa forma, para fazê-la é necessário ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão e marcar a visita à Lotérica. Lá, o atendente vai requerer o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto que pode ser:

  • Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade (ou modelo digital), Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.), Carteira funcional ou Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Identidade militar;
  • CTPS – modelo informatizado;
  • Passaporte.

Contudo, caso o beneficiário queira fazer a Senha Cidadão na CEF, não precisa apresentar o cartão, basta apenas levar um dos documentos citados acima.

Após a criação da senha, será possível receber as parcelas disponíveis para saque. Sempre que houver benefícios disponíveis, o cartão poderá ser utilizado, pois ele não perde a validade.

Posso criar a senha de forma online ou pelo telefone?

Não. Embora seja possível pedir o Cartão Cidadão pelo telefone, a criação da senha deve ser necessariamente na agência, pois o beneficiário assina um termo de responsabilidade e guarda do cartão.

Apesar de todo avanço tecnológico, ainda não é possível criar o acesso em casa. Sendo assim, para desbloquear pela Central, basta que o beneficiário já tenha o cartão em mãos, ligue para o número 0800 726 0207 e informe ao atendente o que deseja fazer.

Confira: Não tenho Cartão Cidadão, posso sacar seguro-desemprego? Confira as opções

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...