Saque do FGTS em 2021: veja todas as possibilidades

Ano novo e dívidas novas. Em razão disso muitos trabalhadores buscam se valer de valores extras, como é o caso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Porém, quem poderá fazer o saque do FGTS em 2021? Veja hoje (27/12), as regras válidas para o próximo ano.

O Fundo de Garantia é pago mensalmente aos trabalhadores. Contudo, a movimentação do valor é limitada às previsões de lei. Dessa maneira, mesmo tendo direito à parcela o cidadão não pode sacá-la de acordo com sua livre vontade.

-- Continuar depois da publicidade --

Também veja: Como Consultar PIS Pelo CPF? É Possível?

saque FGTS 2021
Será possível sacar o Fundo de Garantia em 2021? (Imagem: Finanças Femininas)

Quem poderá sacar o FGTS em 2021?

As formas de saque do Fundo de Garantia para o próximo ano são as mesmas que estavam disponíveis neste ano, com algumas pequenas alterações.

Dispensa sem justa causa

A rescisão do contrato sem justa causa dá ao trabalhador o direito ao saque do FGTS de forma integral e isso continuará valendo para 2021.

Nesse caso não o empregador paga um adicional de 40% sobre o valor depositado na conta de Fundo de Garantia do trabalhador. Esse valor é uma multa por dispensa sem justa causa.

Por outro lado, outro tipo de rescisão que permite o saque é o acordo de dispensa. Aqui, tanto empregado quanto empresa não tem interesse em dar continuidade ao contrato. Assim, a multa é reduzida a 20% e é possível sacar até 80% do FGTS.

Aposentadoria

Além disso, outra ocasião que dá o direito ao saque do FGTS 2021 é a aposentadoria do empregado. Aliás, nessa situação a movimentação é integral.

Saque mensal dos aposentados

Ainda em relação aos aposentados, o trabalhador que se aposentar trabalhando em empresa privada e continuar prestando serviços mesmo após a aposentadoria poderá sacar mensalmente o FGTS.

-- Continuar depois da publicidade --

Assim, ao invés do valor ser recolhido em uma conta de movimentação privada ele vai diretamente ao colaborador. Esse saque do FGTS 2021 somente se dá, contudo, para quem permanece prestando serviços à empresa pela qual se aposentou.

Em caso de troca de emprego, então, há depósito do FGTS na conta própria de Fundo de Garantia. A movimentação, portanto, limita-se às demais permissões aqui dispostas.

Não deixe de conferir: Você Conhece As Novas Regras Para Aposentadoria? Entenda Aqui

Construção de imóvel próprio

Outra das permissões do saque do FGTS em 2021 é para uso do valor na obtenção de casa própria.

A modalidade se destina tão somente aos trabalhadores que tenham ao menos 03 anos de registro no regime do Fundo de Garantia. Igualmente, exclui quem já possui um imóvel residencial. É possível conferir as demais regras aqui.

Doença grave, terminal ou diagnóstico de HIV

O saque do FGTS 2021 também pode ser feito por trabalhador que tenha sido diagnosticada com uma doença grave, como tumor. Além disso, o diagnóstico de HIV positivo, bem como de doença terminal também oferecem essa possibilidade.

Saque-aniversário do FGTS 2021

Por último, há o saque-aniversário, uma modalidade que permite ao trabalhador sacar anualmente parte do seu Fundo de Garantia. Para isso é preciso requerê-la no aplicativo FGTS.

Mas, é preciso atenção: a adesão à modalidade implica no impedimento em saque integral do Fundo em caso de demissão sem justa causa.

Haverá saque de FGTS emergencial em 2021?

Não. A criação dessa modalidade se deu exclusivamente para o ano de 2020. Assim, quem ainda não movimentou o valor deve se agilizar. A solicitação de saque, pois, encerra-se em 31 de dezembro.

Nesse caso o trabalhador pode sacar até R$ 1.045. Para isso, deve requerer o valor no aplicativo FGTS e, após, na poupança digital Caixa Tem.

Igualmente, confira: Aposentado Paga IPTU? Conheça As Possibilidades De Isenção

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...