Saque emergencial do FGTS vai acontecer em 2021?

Ministério da Economia se manifestou sobre o assunto, veja.

Top Stories Rosca de polvilho doce assada no forno; quitute igual de mãe e que rende bastante

-- Continuar depois da publicidade --

No ano passado o Governo Federal permitiu que os trabalhadores sacassem até 01 salário mínimo do saldo de Fundo de Garantia. Essa, então, foi uma medida de emergência. Contudo, dada a continuidade da pandemia, o saque emergencial do FGTS ocorrerá em 2021? Veja hoje, 16/06, expectativas para isso.

Muitas pessoas aguardam com ansiedade essa liberação. Afinal, o Fundo de Garantia tem pagamento mensal. Apesar disso, ele fica restrito em uma conta específica. Com isso, tem movimentação limitada, de acordo com normas legais.

-- Continuar depois da publicidade --

Dessa forma, as liberações emergenciais representam a libertação de um valor extra. E isso, por sua vez, faz toda a diferença no orçamento dos lares brasileiros. Para entender as chances de um novo saque emergencial em 2020 continue lendo e confira.

saque emergencial do FGTS
Afinal, vai ter FGTS de emergência em 2021? – Foto: Freepik

Vai ter saque emergencial do FGTS em 2021?

Em verdade, não. Em nota emitida no início deste mês de junho, o Ministério da Economia se manifestou sobre o assunto. Assim, esclareceu que até o momento não considera uma nova liberação do Fundo de Garantia como alternativa econômica emergencial.

Em outras palavras, até o momento o Governo Federal desconsidera tal estratégia. Para justificar esse descarte, aliás, o Ministério da Economia indicou que outras medidas estão em curso:

Não há liberações extraordinárias dos saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizados.

-- Continuar depois da publicidade --

Portanto, fica claro que não vai ter saque emergencial do FGTS em 2021, ao menos por ora. Em eventual mudança de cenário, o Ministério da Economia deverá se manifestar nesse sentido. Por enquanto, nada indica uma liberação especial do Fundo de Garantia.

As “medidas de apoio” às quais a nota se refere são a antecipação do décimo terceiro salário do INSS e o Benefício de Prestação Continuada (programa de manutenção de empregos). Também, do auxílio emergencial de R$ 150 mensais.

Quais são as possibilidades de resgate do FGTS em 2021?

Até o momento não existe qualquer indício de saque emergencial do FGTS em 2021. Contudo, os trabalhadores possuem outras oportunidades de movimentar o valor ou parte dele. Veja, então, quais são:

  • Dispensa sem justa causa;
  • Saque-aniversário anual;
  • Em diagnóstico de doença;
  • Para construção ou compra de imóvel residencial;
  • Ao se aposentar.

Dessa maneira, existem opções para contornar a ausência de saque emergencial do FGTS em 2021.

FGTS Aniversário 2021: até quando é possível sacar?

-- Continuar depois da publicidade --

Para obter mais conteúdos siga o Folha Go no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!

Comments
Loading...