No ano passado o Governo Federal permitiu que os trabalhadores sacassem até 01 salário mínimo do saldo de Fundo de Garantia. Essa, então, foi uma medida de emergência. Contudo, dada a continuidade da pandemia, o saque emergencial do FGTS ocorrerá em 2021? Veja hoje, 16/06, expectativas para isso.
Muitas pessoas aguardam com ansiedade essa liberação. Afinal, o Fundo de Garantia tem pagamento mensal. Apesar disso, ele fica restrito em uma conta específica. Com isso, tem movimentação limitada, de acordo com normas legais.
Dessa forma, as liberações emergenciais representam a libertação de um valor extra. E isso, por sua vez, faz toda a diferença no orçamento dos lares brasileiros. Para entender as chances de um novo saque emergencial em 2020 continue lendo e confira.
Vai ter saque emergencial do FGTS em 2021?
Em verdade, não. Em nota emitida no início deste mês de junho, o Ministério da Economia se manifestou sobre o assunto. Assim, esclareceu que até o momento não considera uma nova liberação do Fundo de Garantia como alternativa econômica emergencial.
Em outras palavras, até o momento o Governo Federal desconsidera tal estratégia. Para justificar esse descarte, aliás, o Ministério da Economia indicou que outras medidas estão em curso:
Não há liberações extraordinárias dos saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizados.
Portanto, fica claro que não vai ter saque emergencial do FGTS em 2021, ao menos por ora. Em eventual mudança de cenário, o Ministério da Economia deverá se manifestar nesse sentido. Por enquanto, nada indica uma liberação especial do Fundo de Garantia.
As “medidas de apoio” às quais a nota se refere são a antecipação do décimo terceiro salário do INSS e o Benefício de Prestação Continuada (programa de manutenção de empregos). Também, do auxílio emergencial de R$ 150 mensais.
Quais são as possibilidades de resgate do FGTS em 2021?
Até o momento não existe qualquer indício de saque emergencial do FGTS em 2021. Contudo, os trabalhadores possuem outras oportunidades de movimentar o valor ou parte dele. Veja, então, quais são:
- Dispensa sem justa causa;
- Saque-aniversário anual;
- Em diagnóstico de doença;
- Para construção ou compra de imóvel residencial;
- Ao se aposentar.
Dessa maneira, existem opções para contornar a ausência de saque emergencial do FGTS em 2021.