Seguro-desemprego 2021: saiba agora como solicitar

O recurso ajuda milhares de brasileiros que passam pela situação de demissão sem justa causa

Junto com a pandemia veio a crise econômica, e, consequentemente, muitos trabalhadores perderam o emprego. Em sendo assim, é comum a dúvida de como solicitar o seguro-desemprego 2021. Portanto, neste domingo (9) o Folha Go vai explicar o passo a passo para a solicitação.

Seguro-desemprego 2021

Mas antes de sabermos os passos para obtenção desse benefício, vamos saber um pouco mais sobre ele.

Você também pode gostar de:Quem recebe salário mínimo tem direito ao Bolsa Família? Entenda

seguro-desemprego 2021
De fato o seguro-desemprego 2021 tem sido muito solicitado. (Imagem: azulis)

O que é seguro-desemprego?

É inegável que o seguro-desemprego, efetivamente, ajuda milhares de brasileiros que passam por situações de demissão sem justa causa. Ele é um dos mais importantes direitos do trabalhador. Como se sabe, o recurso é oferecido em parcelas durante um período determinado.

Mais precisamente, o benefício é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado. Nesse sentido, a Caixa Econômica atua como Agente Pagador.

Quem tem direito?

Para receber esse recurso, é preciso cumprir algumas regras. Nós falamos mais detalhadamente no artigo: Quanto tempo de trabalho preciso para receber seguro-desemprego? Confira. No entanto, para dar uma resumida, quem tem direito são:

  • Trabalhador formal e doméstico, se despedido sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso para participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à escravidão.

O tempo de trabalho você também pode conferir no artigo que citamos acima.

Leia também: NIS do Bolsa Família: saiba agora como consultar

Como solicitar o seguro-desemprego 2021?

Você pode solicitar o benefício nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria Especial da Previdência e Trabalho (SEPT), Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outros postos que estejam credenciados junto ao Ministério da Economia.

Outra maneira é fazendo a solicitação on-line, pelo portal Gov.br. ou aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas versões Android ou iOS.

Entretanto, também é possível solicitar presencialmente, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho. Essa solicitação presencial é pós agendamento de atendimento pela central 158.

Agora que você já sabe como fazer a solicitação do seu seguro-desemprego 2021, é só ficar atentos aos prazos e receber seu benefício. Faça a solicitação do seu seguro em até 90 dias, pois depois desse prazo não é mais possível.

Então, continue lendo em nosso blog: Parcela do seguro-desemprego devolvida? Saiba o que fazer

Seguro-desemprego: saiba como solicitar pela internet

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...