Looks like you have blocked notifications!

SPC e Serasa: não pagar imposto de renda deixa nome sujo? Saiba mais

Entenda o assunto e saiba como fugir de problemas com a Receita

-- Continuar depois da publicidade --

Não ser negativado e estar com o imposto de renda em dia é o desejo de todo cidadão. Toda a população precisa fazer a declaração, com exceção dos isentos. Aqueles que estão na faixa de renda em que é necessário pagar o imposto, precisam quitá-lo, à vista ou parcelado.  Não pagar imposto de renda da pessoa física (IRPF) pode trazer sérios problemas, obviamente. Entenda o assunto hoje (22/12).

Mas, além dos problemas com a Receita, se não houver pagamento do imposto, o nome do contribuinte fica negativado no SPC e Serasa? Esclareça essa dúvida.

-- Continuar depois da publicidade --

Leia ainda: Negativados no SPC e Serasa também têm adesão automática no Cadastro Positivo? Entenda

Não pagar Imposto de Renda deixa nome negativado no SPC e Serasa?

não pagar imposto de renda spc e serasa negativação
SPC e Serasa: não pagar imposto de renda deixa nome sujo? Saiba mais. Fonte da imagem: Veja – Abril/Reprodução

Logo no começo do ano, o governo brasileiro recomeça sua campanha para relembrar as pessoas da importância de se efetuar a declaração do IRPF do pagamento deste imposto. Além disso, fala-se das consequências de não pagar Imposto da Renda. Existe, essencialmente, dois prazos: um ao final de março, dia 31 e o outro no final de abril.

Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem e devem entregar suas declarações dentro do prazo estabelecido. O valor, como se sabe, vai depender da renda declarada. Cada faixa de renda deve pagar uma porcentagem específica. No ato de declaração, já são especificadas quantas parcelas (o número máximo é 8).

Leia ainda: SPC e Serasa oferecem plataformas on-line para ajudar a limpar o nome

Contudo, há um detalhe essencial: se você deixar de efetuar a declaração ou perder o prazo de entrega, terá inúmeros problemas. Isso piora ainda mais se você porventura fizer a declaração, porém não pagar o valor devido do imposto de renda.

As consequências são:

  • Situação pendente de regularização junto à Receita Federal

-- Continuar depois da publicidade --

A primeira coisa que ocorre ao não pagar o IRPF é que o seu CPF fica com a condição “pendente de regularização” junto à Receita Federal. Esse status te impede de fazer uma infinidade de coisas.

  • Não pagar imposto de renda gera negativação junto ao SPC e Serasa

Se você não pagar o IRPF, seu nome vai SIM ser negativado junto ao SPC e Serasa, o que te impedirá de consegue crédito na praça e diminuirá drasticamente o seu score.

  • Pagamento de juros e multa

Se porventura você não pagar o Imposto de Renda na data correta, mas pagar posteriormente, deverá arcar com uma multa de 1% ao mês. Se tiver restituição à receber do imposto da renda e não pagar a multa, a mesma será deduzida dessa restituição,  quitando assim o valor devido para com a Receita.

Ficando em dia com o Leão

Em resumo, não pagar Imposto de Renda, além de gerar problemas com a Receita Federal, pode sim deixar o nome sujo no SPC e Serasa.

Ainda que pague com juros, o mais recomendado é sempre pagar as parcelas do imposto de renda em dia. Com isso, evita-se maiores dores de cabeça.

Leia ainda: Fintech Bom Pra Crédito oferece empréstimo para negativados no SPC e Serasa

Vale lembrar que o tributo em questão, no ato da declaração, pode ser parcelado em até 8 vezes. Caso mesmo assim acabe pesando no orçamento, pode ser útil cortar gastos para manter o pagamento em dia.

Looks like you have blocked notifications!

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...