Tabela Seguro-desemprego 2021: confira os valores atualizados das parcelas

O valor mínimo do seguro deve ser de R$ 1.100. Assim, o benefício máximo teve um aumento de R$ 98,81 comparado ao ano passado

Todos os anos, o governo ajusta os valores do salário mínimo e consequentemente, os valores de alguns benefícios, como os trabalhistas e previdenciários. Tendo isso em vista, o Folha Go divulga nesta terça-feira (20/01) a tabela Seguro-desemprego 2021 com o reajuste das faixas salariais pagas pelo benefício.

Tabela Seguro-desemprego 2021: confira os valores atualizados das parcelas

Confira, portanto, quanto o trabalhador dispensado sem justa causa poderá receber de auxílio, de acordo com o cálculo feito tendo como base o salário recebido antes da demissão.

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Reajuste de 5,45% na tabela Seguro-desemprego 2021

Segundo o regulamento do Seguro-desemprego, o valor das parcelas concedidas aos trabalhadores formais dispensados sem justa causa corresponde ao valor dos três últimos salários recebidos antes da dispensa.

No entanto, a parcela não pode ser inferior ao salário mínimo do ano vigente. Em 2021, o governo reajustou o valor em R$ 1.100.

Desse modo, o valor mínimo do seguro deve ser de R$ 1.100. Assim, o benefício máximo teve um aumento de R$ 98,81 comparado ao ano passado.

Os trabalhadores com salário médio acima de R$ 2.811,60 tinham direito ao seguro em 2020 no valor de R$ 1.813,03. Já em 2021, para esse mesmo público, o benefício será de R$ 1.911,84.

O reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2020, que ficou em 5,45%.

Desse modo, a tabela Seguro-desemprego 2021 está determinada seguindo as faixas de salário médio, da seguinte forma:

Faixa de Salário Médio

Valor da parcela

Até R$ 1.686,79

Multiplica-se o salário médio por 0,8 (80%)

A partir de R$ 1.686,80 até R$ 2.811,60

Multiplica-se R$ 1.686,79 por 0,8 (80%), e o que exceder a R$ 1.686,79 multiplica-se por 0,5 (50%) e somam-se os resultados

Acima de R$ 2.811,60

O valor da parcela será de R$ 1.911,85 invariavelmente

Fonte: Secretaria Especial de Previdência e Trabalho

O trabalhador apto ao recebimento do seguro tem direito de 3 a 5 parcelas. Por isso, os benefícios aprovados também passarão pelo reajuste; ou seja, tanto quem já deu entrada no benefício e aguarda a aprovação, quanto quem ainda tem parcelas disponíveis, receberão os próximos pagamentos com o valor atualizado.

A solicitação do seguro está sendo feita de forma online, devido ao fechamento temporário por conta da pandemia pela Covid-19 das instituições responsáveis.

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Como dar entrada no seguro

Para dar entrada no Seguro-desemprego, o interessado deve acessar o Portal Emprega Brasil e selecionar a opção “Cadastrar” no lado esquerdo da tela (caso esteja usando um computador).

Após esse procedimento, será necessário entrar no sistema com um login. Caso o trabalhador já tenha, basta preencher os campos requisitados. Mas caso contrário, deverá criar uma senha.

Serão solicitados dados pessoais, como CPF, telefone e nome completo. Além disso, o interessado deverá responder perguntas relacionadas à sua vida profissional.

Feito isso, é possível solicitar o seguro-desemprego on-line. Basta clicar na opção e preencher com o número do requerimento.

O sistema informará, ao término da requisição, se o trabalhador terá direito ou não ao dinheiro. Isso se deve ao cruzamento de dados entre os ministérios e o governo.

Usando o app

Outra forma de solicitar seguro-desemprego de forma digital é pelo aplicativo; veja o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” disponível para os sistemas Android e iOS;
  • Faça o cadastro no site do governo (gov.br) para fazer login e senha. Caso já possua, não é necessário criar outro;
  • Clique em “Benefícios” (a tela mostrará as últimas anotações da Carteira de Trabalho. Clicando nessa opção, você será direcionado ao seguro);
  • Em seguida, clique na opção “Solicitar” disponível na aba do seguro;
  • Digite o número do requerimento de seguro-desemprego;
  • Caso todas as informações estejam corretas, clique em “Avançar” no final da tela;
  • Serão apresentadas, depois disso, informações sobre contrato de trabalho, cargo, meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da demissão e a média salarial. Tais informações precisam ser confirmadas. Desse modo, caso estejam corretas, clique em “Confirmar”.

Caso o trabalhador tenha direito ao benefício, ele já poderá verificar no aplicativo a quantidade de parcelas e as respectivas datas para o pagamento, bem como o local de saque do benefício.

Confira: Carteira de Trabalho Digital: saiba obtê-la para dar entrada no seguro-desemprego

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