Produtor de conteúdo, especialista em SEO e apaixonado por leitura e escrita. Tenho um perfil bastante curioso sobre os...

Vejas as regras do seguro-desemprego 2021

0

Quem perdeu o emprego neste ano deve ficar atento às regras do seguro-desemprego 2021. Pois será dessa forma que o cidadão saberá se pode ou não usufruir do benefícios. Então hoje, 16 de junho de 2021, tudo será detalhado.

A perda do emprego sem justa causa é o primeiro ponto de atenção na hora de tentar solicitar as parcelas do benefícios. Porém, ele não é o único critério a ser seguido.

-- Continuar depois da publicidade --

Dessa forma, é muito importante que os cidadãos estejam informados sobre as regras para que não perca a chance de receber esse benefício que ajuda bastante aqueles que perderam a sua fonte de renda.

Saiba mais: Como sacar o seguro-desemprego no caixa eletrônico?

Quem tem direito ao seguro-desemprego 2021?

Vejas as regras do seguro-desemprego 2021
Vejas as regras do seguro-desemprego 2021 | Foto: João Geraldo Borges Júnior por Pixabay

Como falado, a primeira regra para receber o seguro-desemprego 2021 é a demissão sem justa causa. Então o trabalhador deve ter sido demitido sem que tenha causado nenhum transtorno para a empresa. Mas essa não é a única exigência.

Em segundo lugar, é importante entender que o número de solicitações também influenciam no direito ao benefício. Vamos entender um pouco melhor:

  1. O primeiro pedido;  será exigido que a pessoa tenha trabalhado por pelo menos um ano nos últimos 18 meses em relação à data de demissão;
  2. Segundo pedido;  é preciso que o cidadão tenha trabalhado por pelo menos 9 meses no último ano antes da demissão.
  3. A partir do terceiro pedido; por fim, após o terceiro pedido será preciso que o requerente tenha trabalhado por pelo menos 6 meses antes da demissão.

Veja então: Como declarar o seguro-desemprego no imposto de renda?

-- Continuar depois da publicidade --

Conheça outras exigências

Além do número da solicitação, também existem mais algumas regras que também fazem parte das exigências, sendo elas:

  • Estar desempregado;
  • Não ter qualquer outro tipo de renda;
  • Não pode estar recebendo benefício previdenciário. Mas existem duas exceções: pensão por morte e  auxílio por acidente;
  • Ter recebido salários.

Seguindo todos esses critérios, o cidadão terá direito ao seguro-desemprego 2021. É de extrema importância que as pessoas que perderam o emprego sigam as regras, pois caso algum irregularidade aconteça, é possível perder o benefício, ou então, devolver as parcelas recebidas.

Demissão sem justa causa e rescisão indireta

É muito comum que os trabalhadores confundam esses dois termos. Por isso, é bom entender melhor para então verificar se  ainda é possível ter direito ao seguro-desemprego 2021.

A demissão sem justa causa acontece quando o funcionário tem o seu contrato finalizado sem a existência de uma razão grave. É muito comum que isso aconteça quando a empresa passa por momentos em que é preciso controlar o orçamento, então alguns funcionários acabam sendo demitidos.

A rescisão indireta acontece quando o empregador “comete” alguma falta grave, fazendo com que o trabalho fique inviável de ser realizado. Nesse caso, o próprio empregado “demite a empresa”, onde ele garante todos os seus direitos, incluindo o seguro-desemprego.

Mas é claro que para que isso aconteça é preciso seguir alguns critérios. Por isso, é imprescindível que todo trabalhador esteja informado sobre os seus direitos.

Fique sabendo também: Qual o valor máximo do seguro-desemprego?

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...