Como cuidar dos eletrodomésticos e prolongar a vida útil; confira algumas dicas importantes

Conservar bem esses aparelhos traz benefícios como maior eficiência durante o uso e economia de energia

Considerados bens duráveis, os eletrodomésticos são essenciais em uma casa. Para que funcionem plenamente, devem receber cuidados básicos. Isso vale para vários itens, como por exemplo geladeira, fogão e máquina de lavar roupa. Quer saber como cuidar dos eletrodomésticos e prolongar sua vida útil? Confere então algumas dicas que o Blog News Cotidiano do Folha GO separou para você hoje (19/09).

Conservar bem esses aparelhos, portanto, só traz benefícios. Entre os ganhos estão maior eficiência durante o uso e economia de energia.

Cuidados com os eletrodomésticos começam pela limpeza

Fogão

Fogão deve ser limpo para evitar entupimento das bocas / Canva

Uma das regras básicas para cuidar bem dos eletrodomésticos é a limpeza. Dependendo do nível de sujeira acumulada, o aparelho pode apresentar defeito em algum momento. Ou seja, nada de passar só um pano e pronto. É preciso limpá-lo bem, de preferência de duas a três vezes por semana.

O fogão, por exemplo, acumula muita gordura com o preparo dos alimentos. Logo, você pode fazer a limpeza usando um produto específico, encontrado em qualquer mercado. Outra alternativa é preparar em casa uma pasta de bicarbonato de sódio. Em um copo com água, misture 2 colheres de sopa de sal, 1 de sopa de bicarbonato e 10 de sopa de vinagre. Pronto! Agora é só aplicar no fogão.

Geladeira e micro-ondas

Antes de limpar a geladeira, retire todas as gavetas e prateleiras / Canva

Já no caso da geladeira e do micro-ondas, a limpeza deve ser semanal. Para isso, é indicado o uso de um pano úmido e macio. Não jogue água diretamente no aparelho. Isso pode danificá-lo caso alguma parte elétrica seja atingida. Nesse sentido, o uso do pano ou de uma esponja já é o suficiente. Quando for limpar a geladeira, não esqueça de retirar todas as gavetas e prateleiras. Isso vai ajudar para que a limpeza seja mais eficiente.

Leia mais: Cuidados com geladeira para prevenir; veja como prolongar vida útil do eletrodoméstico

Prolongue a vida útil e saiba cuidar do seu eletrodoméstico com dicas simples

Filtros do ar-condicionado devem ser limpos a cada seis meses / Canva

Muitos equipamentos de uma casa poderiam durar bem mais se algumas dicas simples fossem adotadas. Além disso, trariam uma boa economia na conta de energia. Um bom exemplo é o ar-condicionado. Os filtros do aparelho devem ser limpos a cada seis meses. Agindo dessa forma, você permitirá o correto funcionamento do ar e evitará que trabalhe de forma sobrecarregada.

O mesmo se aplica à máquina de lavar roupa. Ela também deve ser usada de uma forma que não force o eletrodoméstico. Assim, não coloque roupas acima da capacidade máxima. Seguindo essa dica, você irá contribuir para que o motor funcione plenamente no decorrer do seu tempo de vida útil.

Veja também: Aprenda como limpar fogão facilmente com essa misturinha infalível

Portanto, veja que cuidar bem dos eletrodomésticos para que durem mais é algo que pode ser feito facilmente. 

Afinal de contas, dicas simples como essas irão te ajudar a não ter dor de cabeça com esses aparelhos por muitos anos. Logo, irão te poupar de estresse e ainda vão ajudar a economizar aquele dinheirinho no final do mês.

Ainda assim, veja dicas para economizar com o gás cozinha

Em suma, aprenda como economizar seu gás de cozinha. Por certo, poupar uma grana extra, faz bem para o bolso.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...