Como identificar Gato Serengeti: saiba se ele é doméstico ou selvagem

Parece gato selvagem, mas é um gato doméstico gentil e manhoso. Conheça o Serengeti.

-- Continuar depois da publicidade --

O Serengeti é um gato híbrido, ou seja, vem do cruzamento de duas espécies. E no caso, entre o gato de bengala (Bengal) e o gato oriental. Ambas são raças domésticas, mas que deram ao gato Serengeti uma aparência única, que lembra um felino selvagem. Conheça mais sobre ele aqui no Folha Go. 

Saiba mais: Estudo mostra as consequências de abandonar cachorros e gatos 

-- Continuar depois da publicidade --

Origem do gato Serengeti

O intuito do cruzamento do gato Serengeti foi a manutenção de espécies selvagens. Dessa forma, criadores e tutores comuns que tivessem interesse em ter um felino exótico, teriam como opção o Serengeti, uma raça doméstica com aparência de Leptailurus serval.

Gato Serengeti | Créditos da imagem: Petguide

Até o nome foi pensado para que a raça tivesse origem no Serengeti, região que fica no centro do continente africano.

Criada pela bióloga Karen Sausman do Gatil Kingsmark no início dos anos 1990, a raça ainda está nos estágios de desenvolvimento. Apesar de relativamente nova, segue crescendo em um bom nível. Em 2001 foi reconhecida por duas entidades felinas: a TICA (The International Cat Association) e a LOOF (Livre officiel des origines félines). 

Além disso, criadores do Reino Unido e Estados Unidos solicitam que outras entidades felinas reconheçam a raça. 

Como identificar

Serengetis são gatos com manchas semelhantes ao dos felinos selvagens. O pelo possui uma textura grossa, fina, mas muito macia. Seu manto apresenta manchas escuras, castanhas, avelã ou prata. A parte inferior é mais clara, incluindo abdómen, queixo e parte frontal do focinho. 

O corpo é alongado e musculoso, com patas fortes e longas. A cabeça deste felino é pequena em relação ao corpo, com olhos grandes, geralmente verdes, amarelo ou âmbar. Nota-se um olhar profundo e intenso. 

-- Continuar depois da publicidade --

Gato Serengeti
Gato Serengeti | Créditos da Imagem CANVA

O Serengeti possui um pescoço longo e se funde com a base do crânio que não apresenta afilamento. Machos são um pouco maiores que as fêmeas, pesando entre 4,5 e 7 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 3,5 e 5,5 quilos (fêmeas). A cauda apresenta um comprimento médio, com base mais grossa e ligeiramente afunilada na direção da ponta. 

Comportamento

Um gatinho com aparência selvagem. Mas ele é fofinho, amigável e adequado à vida doméstica.  É assim que podemos caracterizar o comportamento do gato Serengeti. Ele é naturalmente calmo e brincalhão. Isso porque não mantém “sangue selvagem”.

Esse felino se socializa bem com famílias ou pessoas sozinhas. Porém precisa de um pouco atenção diária, com carinhos e brincadeiras.

Gato Serengeti
Mas ele precisa de um pouco atenção diária e carinhos | Imagem CANVA

Personalidade

Sua personalidade é descrita por criadores como um gato cordial. Além do mais, ele é paciente e autoconfiante. E ainda, capaz de criar uma forte ligação com as pessoas que vivem próximo a ele.

Outros cuidados

Assim como outras raças, não precisa de muitos cuidados. E a alimentação saudável e caixa de areia devem estar em ordem. As visitas regulares ao veterinário são apenas para monitorar sua saúde, acompanhar a saúde e para a desparasitação. Com esses cuidados, a expectativa de vida pode superar facilmente os 12 anos.

Ademais, as escovações do pelo, duas ou três vezes por semana, vão evitar que se espalhem pela casa. Ademais, fará seu gato Serengeti se parecer um daqueles gatos selvagens que aparecem na TV.

-- Continuar depois da publicidade --

Comments
Loading...