Estado de emergência decretado no Mato Grosso após incêndios
Medida adotada pelo governo tem duração de 180 dias
São José dos Campos-SP, sexta-feira, 30 de agosto de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O Mato Grosso entrou em estado de emergência nesta sexta-feira (30), por conta das queimadas e focos de incêndio que atingem diversos pontos locais.
De acordo com o governo do Mato Grosso, o decreto de emergência tem validade de 180 dias e considera o aumento significativo de focos de incêndio florestal e calor no estado. Isso vale especialmente para a região do Pantanal, que é quem mais sofre com a estiagem e os incêndios, que colocam em risco a biodiversidade.
O que acontece no estado de emergência?
Agora, com a decretação do estado de emergência no Mato Grosso, o governo está dispensado de fazer licitação para a compra de suprimentos de urgência. Assim, quando houver necessidade de se adquirir algum determinado bem para combater os incêndios, não será preciso o processo de licitação, que dura ao menos seis meses.
Além disso, o decreto permite que a Defesa Civil do estado possa pleitear ajuda extra do Governo Federal, além de outros recursos voltados para o combate ao incêndio. Enfim, é uma força tarefa para minimizar os impactos desses focos, que destruíram grande áreas verdes e ainda pioraram a qualidade do ar na região.
No momento, o Mato Grosso encara, além da estiagem prolongada, temperaturas altas, ondas frequentes de calor e umidade baixa do ar, além de ventos intensos. E tudo isso facilita a propagação de incêndios florestais.
O FolhaGo, o seu portal preferido da internet, acompanha o dia a dia dos artistas e famosos nas redes sociais. E também acompanha as principais notícias da região e do país.
Confira o balanço dos incêndios florestais
De acordo com dados divulgados pelo CBMMT (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso), durante o período proibitivo do uso do fogo no estado, já se combateu e extinguiu mais de 70 incêndios florestais.
No momento, as forças de segurança seguem combatendo outros 27 incêndios, conforme a atualização no dia 29 de agosto. No total, são 169 homens atuando com cinco aviões, um helicóptero e 55 viaturas, além de 11 máquinas e quatro barcos. Agora, com estado de Emergência, Mato Grosso terá mais condições de lutar contra o problema na região.
Comments are closed.