MT registra 1.543 focos de calor nesta quarta (21) e incêndios preocupam

Estado segue em alerta por conta das estiagens

São José dos Campos-SP, quarta-feira, 21 de agosto de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O estado do Mato Grosso registrou 1.543 focos de calor durante esta quarta-feira (21) em diversas cidades. Os dados foram divulgados pelo Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e mostram o alerta ligado na região.

Isso porque os focos de calor não significam necessariamente incêndios florestais, mas é através deles que o fogo pode se iniciar. Dos 1.543 focos, 732 são no Cerrado, 611 na Amazônia e outros 200 no Pantanal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, foram registrados 20 incêndios florestais em combate neste dia. Na oportunidade, mais de 130 bombeiros militares participaram das ações para controlar o fogo.

Focos de calor ampliam riscos

MT registra 1.543 focos de calor nesta quarta (21) e incêndios preocupam. Foto: Secom MT
MT registra 1.543 focos de calor nesta quarta (21) e incêndios preocupam. Foto: Secom MT

No momento, os focos de calor se tornam um risco ainda maior para os possíveis incêndios florestais em Mato Grosso principalmente por causa do clima. Isso porque o estado convive com uma estiagem severa e baixa umidade relativa do ar.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a população pode ajudar e ligar para avisar sobre focos de calor pelos telefones 190 ou 193. Assim, os profissionais poderão combater de perto essas chamas e evitar uma ampliação do problema.

Nos últimos anos, os incêndios florestais no Mato Grosso, com os focos de calor iniciando, ameaçam a fauna e a flora da região. E isso vem mobilizando as forças de segurança do estado.

O FolhaGo, o seu blogue preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias da região, do país e o dia a dia de artistas e famosos nas redes sociais.

Bombeiros extinguem 65 incêndios

Atualmente, o Mato Grosso vive um período proibitivo do uso do fogo, justamente por conta da estiagem. E, desde o início desse período de proibição, os bombeiros já conseguiram extinguir 65 focos de incêndio no estado.

E essa força tarefa contra os focos de calor acontece também nos parques estaduais e diversas reservas indígenas no Mato Grosso.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies