São Paulo, 20 de março- Um belo gramado faz toda a diferença na estética do seu jardim. Desse modo, os cuidados necessários e a manutenção requerida pelo seu gramado são essenciais para um desenvolvimento pleno da grama. Dessa forma, a Agro Notícias, do FolhaGo, vai te ensinar, nesse guia completo, a como regar grama ao longo do ano.
Um fator importante no cuidado do gramado é saber qual tipo de grama compõe o seu jardim. Isso porque, diferentes tipos de grama necessitam de diferentes tempos de poda, diferentes adubos, diferentes regas e até mesmo diferentes alturas ideias. Assim, confira nesse guia como regar grama conforme as estações do ano.
Saiba como regar grama em diferentes estações do ano com este guia completo – Fonte: Pixabay
Como regar grama em diferentes estações do ano
Segundo o Wikipédia, as principais plantas utilizadas em gramados são algumas Poaceae, que apresentam hábito herbáceo, são perenes, têm crescimento vertical reduzido. Assim, essas espécies de plantas possuem o famoso efeito ”tapete”, ou seja, cobrem toda a superfície do solo. Desse modo, para deixar o gramado sempre bem preenchido é necessário alguns cuidados de acordo com a estação do ano vigente.
Primavera
A primavera é o período de floração das plantas, tornando essa estação a mais florida do ano. A primavera começa no Brasil no mês de setembro e acaba em dezembro. Nesse período, a irrigação deve ser feita com frequência , no período das tardes. Assim, nesse período, a grama sai do estado de dormência dela (época em que não há o crescimento) e inicia um intenso crescimento.
Entretanto é nesse mesmo período que o crescimento de ervas daninhas também é intenso, portanto, é necessária a atenção para esse fator também. Portanto, caso necessário, retire as ervas daninhas indesejadas com a mão, retirando-a desde a raiz. Lembre-se que pesticidas naturais também podem auxiliar nesse processo de proteção do gramado.
Verão
O clima quente e úmido, com chuvas intensas durante o dia, favorece o crescimento da grama. Assim a rega deve ser feita com maior frequência, diariamente, de modo a deixar o solo sempre com uma boa umidade. Desse modo, nesse período, que começa em dezembro e vai até março, recomenda-se podas com maior regularidade.
Aprenda como fazer uma horta urbana comunitária e economize muito com…
Lembre-se de fazer a poda da grama sempre que o solo estiver bem seco, para não haver a compactação do solo. Além disso, no verão, recomenda-se a adubação do solo com adubo orgânico de acordo com as recomendações do fabricante do produto.
Leia mais: Como tirar cheiro ruim do micro-ondas após usá-lo para aquecer alimento
Outono
No outono, entre os meses de março e junho no Brasil, o clima costuma ser ameno, sem grandes discrepâncias. Nesse período, deve-se irrigar o gramado durante o período da manhã. O crescimento do gramado nessa estação é menor quando comparado as outras estações do ano.
É nesse período ,também, que o solo se prepara para as menores temperaturas do inverno. Desse modo, a utilização de um adubo rico em potássio contribui para uma melhor preparação do solo para o frio do inverno.
Inverno
No inverno, entre os meses de junho e dezembro, a grama entra em estado de dormência. Assim, nesse período, o crescimento do gramado é bem reduzido, e a rega deve ser feita com uma frequência menor. De fato, no inverno, a irrigação deve ser feita de duas a três vezes na semana. Nesse período a necessidade de poda é quase nula.
Agora você já sabe como regar grama em cada estação do ano, mantendo seu gramado lindo o ano todo. De acordo com matéria publicada pelo site Uol, em abril de 2010, com paciência e conhecimento , qualquer um é capaz de fazer a manutenção necessária para deixar a grama sempre com uma boa aparência. Desse modo, aproveite as dicas dessa matéria e cuide do gramado do seu jardim, você não vai se arrepender.
Leia mais: Begônia Rex como cuidar: deixe sua planta linda com essas dicas