São Paulo, 09 de abril, por Camila Adário – O maracujá é uma fruta refrescante que conquistou o coração de muita gente. Desse modo, essa delícia faz parte de cardápios de sucos, doces e até molhos para peixes. Se você ama essa fruta, confira a matéria, pois o Agro Notícias, da Folha Go, vai ter ensinar como plantar maracujá no quintal da sua casa.
Assim como qualquer outra planta, o pé de maracujá exige alguns cuidados prévios para o seu plantio. Com isso, para ter sucesso no seu plantio, é fundamental que você saiba como manejar o solo e a muda de forma correta. Portanto, aprenda o passo a passo de como plantar maracujá e tenha sempre esses deliciosos frutos a sua disposição.
Leia mais: Como cuidar de roseiras no vaso: sua planta sempre cheia de flores com essas dicas
Como plantar maracujá no quintal e ter vários frutos ao seu dispor; conheça o passo a passo do cultivo- fonte: Pixabay
Passo a passo de como plantar maracujá
Segundo o Wikipédia, o maracujá é uma fruta espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América. Por isso, o seu cultivo no Brasil é muito fácil e a colheita é farta. Entretanto, mesmo sendo uma espécie que se dá bem com o ambiente tropical do país, é preciso seguir o passo a passo corretamente para garantir o sucesso da plantação.
Preparo do solo
O solo deve ser bem arejado e drenado para o plantio da muda do maracujá. Dessa maneira, coloque uma camada de argila arenosa no fundo do vaso. Após isso, cubra a argila com cascalhos grandes, de modo a formar uma camada de drenagem. Depois, coloque terra com adubo orgânico, evitando compactar demais a terra.
Como plantar dracena-vermelha em vaso? Veja as principais dicas para…
Leia mais: Flores comestíveis: saiba quais são e quais os benefícios que o seu consumo pode trazer
Transposição da muda
Transplante cada muda, para um grande buraco no solo. Procure fazer um buraco que tenha a mesma largura da planta e com a mesma profundidade do vaso onde a planta está. Retire a sua muda do vaso, com cuidado. Proteja bem o seu sistema radicular nesse transporte. Coloque-a dentro do buraco e preencha-o com terra até que o seu pé de maracujá esteja bem fixado.
Exposição à luz solar
Escolha um local que receba plena luz solar, mas que ao fim da tarde fique com sombra. Desse modo, o seu pé de maracujá receberá a luz que necessita sem danificar suas folhas por excesso de calor. O ideal é que se mantenha uma temperatura entre 18° C e 30° C.
Irrigação
A irrigação do maracujá é a irrigação típica de países tropicais. Deve-se, portanto, manter uma rega constante, sempre com o solo úmido. No entanto, evite encharcar o solo, pois isso pode provocar o apodrecimento das raízes da planta e consequentemente, a sua morte.
Poda
A poda do maracujá deve ser feita no inverno. Isso porque é nesse período que essa planta diminui de produção, já que não é acostumada a produzir em regiões frias. Assim, no início de junho, já é possível retirar os galhos menores da planta, e guardá-los para que se tornem novas plantas no retorno da primavera.
Agora você já sabe como plantar maracujá em seu quintal e ter essa deliciosa e nutritiva fruta em seu quintal. Segundo matéria publicada pelo site G1, essa fruta contém vitaminas C, vitamina A e minerais como fósforo, potássio, cálcio, zinco, ferro, além de flavonoides. Desse modo, o seu consumo é muito indicado para repor esses nutrientes no organismo. Se você gostou dessa matéria, confira as outras no site e compartilhe com seus amigos e familiares.
Leia mais: Chá de folha de abacate emagrece? Como fazer, benefícios e quando é melhor consumir