Marília, 23 de março — Um item muito comum na culinária, o uso de plantas e flores pode estar presente no seu prato. Dessa forma, muitas dessas espécies contêm nutrientes e efeitos medicinais importantes. Nesse sentido, o Agro Noticias, separou uma lista com plantas comestíveis que podem fazer parte da sua alimentação.
O Brasil é um país tropical, então, encontramos uma grande diversidade de plantas comestíveis. Desse modo, possibilita o cultivo em casa dessas espécies. Plantas comestíveis enriquecem muito as refeições diárias. Além de serem um charme no prato.
Leia mais: Conheça 5 plantas de interior que vão deixar sua casa muito mais cheirosa
Plantas comestíveis: 5 espécies que muitos desconhecem que podem ser consumidas regularmente. Fonte: Pixabay.
Plantas comestíveis
Como destacado por Camila Santos em 12 de março de 2021 no Casa Vogue do site Globo, essas plantas super nutritivas muitas vezes são desconhecidas pela população. Dessa forma, separamos hoje 2 espécies de plantas comestíveis para sair do seu jardim direto para o prato.
1.Peixinho-da-horta
Por ter folhas macias e um aroma único, essa planta quando empanada e frita. Dessa forma, tem sabor e textura semelhante a de peixe. Essa característica é o que dá o nome e a fama para essa planta. Ela prefere climas mais amenos, o que torna seu cultivo restrito ao Sul e Sudeste do país. A peixinho-da-horta é muito popular na culinária.
2.Vinagreira-roxa
Essa planta africana em forma de arbustos pode chegar até três metros de altura. Ela ganhou essa fama mundial por ser usada para fazer chá de hibisco. Entretanto, suas flores também podem ser usadas na hora de você montar os pratos. Desse modo, ajudam no combate do envelhecimento das células e melhoram o sistema imunológico.
3.Azedinha
Primeiramente, por ter um tempero natural, a azedinha pode ser consumida crua. Dessa forma, ela tem um gosto ácido e intenso e é consumida desde a Grécia antiga. É uma planta que prefere o clima mais ameno também. Assim, seu plantio é normalmente feito no sul do país.
4.Dália
Antes de mais nada, além de deixar seu jardim muito mais bonito, a Dália é uma ótima opção alimentícia. Dessa forma, suas raízes tuberosas e inflorescências são comestíveis, e podem gerar deliciosas geleias. Uma planta muito versátil, você pode plantar em vasos, desde que se atente a profundidade.
5.Beldroegão
Com flores rosadas, enfeitam os jardins com lindos e delicados buquês. Seus frutos, que podem variar de amarelo ao castanho, têm sementes comestíveis. Com isso, podem substituir as sementes de papoula.
Como plantar dracena-vermelha em vaso? Veja as principais dicas para…
Leia também: Saiba como eliminar larvas pretas no box do banheiro usando estás dicas
Dessa forma, as plantas além de um regalo para os olhos, podem ser uma ótima opção no prato. Optar pelo consumo de plantas comestíveis além de algo diferente, também é uma experiência gastronômica inesquecível.
Leia mais: Para quê serve chá de boldo? Veja como fazer, benefícios e contraindicações dessa bebida natural