A bióloga ensina: como fazer uma composteira com baldes ou caixas! Adubo free!

Florianópolis – SC, 8 de junho de 2022, por Catherine Eleanor, bióloga. Para ter adubação orgânica em casa com toda segurança da qualidade do produto, o melhor é fazer você mesmo. Por isso, vou ensinar a fazer uma composteira de alimentos. Então, os restos da cozinha vão virar fertilizante.

Veja quais materiais vamos precisar, como fazer e o que é ideal para compostar. Sobretudo, alguns alimentos processados não são recomendados colocar junto dos materiais da composteria, para isso, a dica é ter duas.

Sendo uma para vegetais que listo abaixo e outra para os restos, ou ainda se tiver um local no quintal enterrar os restos de alimentos condimentados.

Leia: Receita de torta de morango, romântica e perfeita para o dia dos namorados!
Vamos precisar desses materiais

Caixa ou baldes de plástico com tampas – 2 ou 3 unidades;
Furadeira;
Torneirinha;
Terra;
Minhocas;
Serragem.

Confira: Batom sólido, vegano e com dois ingredientes! Esse serve de blush também!

A bióloga ensina: como fazer uma composteira com baldes ou caixas! Adubo free! - Foto: Canva A bióloga ensina: como fazer uma composteira com baldes ou caixas! Adubo free! – Foto: Canva
Como montar a composteira
Antes de tudo, seja material reciclado ou comprado, faça uma higienização adequada com água e sabão. Depois, para montar a composteira, imagine que vai ficar uma pilha, onde um balde ou caixa se encaixa no outro. Por isso, apenas um deles precisa de tampa, o de cima onde entrará o material do dia a dia.

Para começar, faça furos com a furadeira na parte inferior de dois baldes. A ordem de disposição dos baldes é: último balde apenas com a torneira instalada, balde do meio com furos nu fundo, balde de cima com furos no fundo (base) e tampado.

Em primeiro lugar, fazer os furos, precisam ter largura de 0,5 centímetro cada, distanciamento de 2 cm um do outro. Sendo assim, vai variar de acordo com o tamanho da sua caixa.

Para que servem os furos? Para que as minhocas respirem, para que elas circulem e ainda mais, terão a função de deixar que a matéria depositada em decomposição escorra para o balde de baixo.

As minhocas ficam na caixa do meio, em todas as caixas vai terra, na primeira 1/2 de terra e nas de baixo 2/3.

A bióloga ensina: como fazer uma composteira com baldes ou caixas! Adubo free! - Foto: Canva A bióloga ensina: como fazer uma composteira com baldes ou caixas! Adubo free! – Foto: Canva
Quais materiais posso decompor

Cascas de ovos;
Cascas: frutas e verduras (não cítricas e nem picantes, pois poderá matar as minhocas);
Restos de vegetais crus ou cozidos sem temperos, sal ou óleo;
Borra de café;
Folhas das plantas da sua casa.

Cuidando do composto e das minhocas
Para concluir, tudo sempre precisará de manutenção. Visto que, estamos falando de seres vivos, as minhocas. De tempos em tempos, precisará retirar as minhocas para fazer manejo.

Recolher a matéria orgânica, colocar mais terra e devolvê-las para caixa. Caso se multipliquem muito, coloque na terra do vaso ou jardim.

O primeiro balde, aquele que fica em cima, este as vezes precisará receber umas mãozadas de serragem, para manter a umidade em equilíbrio e ainda servirá de alimento para os micro-organismos que estão presentes.

Para concluir, este assunto é amplo e posso ficar dias falando e escrevendo, então vou fechar aqui e seguir para uma próxima matéria onde ensino quando recolher o chorume e como cuidar direitinho da sua composteira.

Veja: Aromatizador de roupas natural, feito com plantas! Chega de cheiro ruim no inverno

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais