Jarinu – SP, 5 de maio de 2022, por Keila Rosa. Procurando informações sobre o que é e como fazer uma assinatura digital? Então, você está lendo o artigo certo. Antes de mais nada, assinar um documento pela internet traz vários benefícios.
Uma assinatura digital possui valor jurídico e equivale a uma assinatura a próprio punho. Dessa forma, para fazer uma assinatura eletrônica é necessário primeiramente, possuir um certificado digital.
Portanto, o melhor a se fazer é pesquisar primeiro no mercado e analisar qual será a empresa prestadora desse serviço, que se encaixa com seu perfil de usuário individual ou de sua empresa.
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Como fazer assinatura digital? Veja o passo a passo simples e facilite sua vida!/ Fonte: Canva
Passo a passo para fazer uma assinatura digital para documentos
Com o seu certificado digital ativado, você pode assinar qualquer documento de onde está e enviar para qualquer lugar, com validade garantida. Assim, veja como é fácil:
Assinando documento em PDF (Adobe Reader):
Abra a aba superior em ferramentas, seguidamente de certificados e assinar digitalmente. Então, no final do texto, demarque o espaço onde ficará sua assinatura. Clique e aparecerá uma janela com o seu certificado. Siga clicando em: assinar; inserir sua senha e salvar. Pronto!
Assinando documento no Word:
Abra arquivo, seguido de proteger documento e adicionar uma assinatura digital. Agora, vai aparecer uma janela para preencher algumas informações como por exemplo, o tipo de compromisso. Desse modo, escolha a opção mais adequada para você.
Em seguida, selecione: aprovar este documento e informe seu objetivo. Por último, clique no seu certificado digital e na sequência: assinar; inserir sua senha e salvar. Está pronto o documento com sua assinatura digital.
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Quem pode ter uma assinatura eletrônica?
De antemão, qualquer pessoa, ainda que apenas física, bem como uma empresa, pode ter um certificado digital. Como resultado, conseguirá assinar qualquer documento pela internet com validação jurídica, integridade e autenticidade.
Afinal, com isso, temos muitos benefícios e vantagens. Logo, podemos citar os principais:
Economia de tempo;
Redução de custos, como por exemplo, impressões de papéis, idas a cartórios etc;
Aumento na lucratividade, pois uma concretização de uma venda ou fechamento de contrato, por exemplo, fica muito mais rápido;
Diminuição da burocracia, ou seja, de armazenamento físico de documentos etc.
Em conclusão, um benefício está ligado a outro, completando um ciclo inteiro de vantagens.
Como fazer um certificado digital gratuito
Se você possui recursos, seja para ser um usuário individual ou para sua empresa, pesquise antes no mercado. Em suma, como falei antes, isso facilitará a escolha da empresa que lhe prestará esse tipo de serviço.
Caso tenha interesse, acesse YouTube e veja vários vídeos informativos sobre certificado digital. Todavia, há uma versão gratuita para emitir certificado eletrônico e assim, validar sua assinatura digital. Para isso, acesse o site Gov.br e busque todas as informações necessárias.
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