Anúncio [diario_mostrar_ads id="ADSHEADERPCTODAREDE" template="normal" ]

Receita de pé de moleque! O doce mais famoso de amendoim para festa junina

Florianópolis – SC, 3 de junho de 2022, por Catherine Eleanor. Vamos de comidas típicas de festa junina?! Sim! E para começar, chegando com o pé de moleque, aquele clássico crocante doce de amendoim. Confira essa receita com alguns truques de sucesso.

Essa receita tem um rendimento fixo, então se usar 500 gramas de amendoim terá de 700 a 800 gramas de doce. Para fazer em maior ou menor quantidade basta calcular os ingredientes.

Leia depois: Nesse frio, veja a receita de caldo verde: brócolis e ervilha! Faça para o jantar!
Ingredientes da receita tradicional de pé de moleque

Amendoim torrado e sem pele – 500 gramas;
Açúcar branco ou demerara – 1 xícara de chá;
Água – 1/2 xícara de chá;
Leite condensado – 1 caixinha;
Bicarbonato – 1 colher de café;
Óleo – 1 colher de sopa;
Materiais para fabricação: panela (que não grude), colher grande, forma grande, liquidificador para bater um pouco de amendoim, se não tiver pode pilar ou moer também.

Veja na sequência: Caldo de cenoura e ervas. Aquela receita para esquentar sua noite fria
Como fazer doce de amendoim para festa junina
Primeiro, é muito simples, antes de mais nada, separe meia xícara de amendoim e bata no liquidificador, até ficar como uma farofa. Esse é o grande truque da receita, pois quando incorporar essa farofa a liga do doce é outra.

Segundo, na panela coloque a açúcar para derreter até quase ponto de calda, quando começar a pegar cor coloque água, juntamente com o amendoim em grãos e o leite condensado. Agora, mexa tudo constantemente para não grudar. Na sequência adicione a farofa e siga mexendo ainda mais.

Receita de pé de moleque! O doce mais famoso de amendoim para festa junina - Foto: Canva Receita de pé de moleque! O doce mais famoso de amendoim para festa junina – Foto: Canva

Em seguida, colocar o bicarbonato e mexer sem parar até que comece a soltar do fundo da panela. Sendo assim, unte a forma com óleo, depois vire toda massa do doce quente sobre ela e ajeite com uma colher, ou seja, deixe bem nivelado, pois vai endurecer no formato que deixar.

Para concluir, faça a marcação dos locais que irá cortar o doce depois frio, isto é, com uma faca corte o doce ainda quente, porque irá facilitar na hora de cortar sem quebrar. Esse é o segundo grande truque da receita.

Por fim, o pé de moleque é um doce muito consumido o ano todo, mas em junho é o rei das festas e quermeces. Se fizer em sua casa me conta tá?!

Confira agora: Como fazer batom vegano? Passo a passo para uma receita de gloss veg da Alquimista

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais