Liga do futebol brasileiro ganha forma e oito clubes assinam a criação da Libra; veja como fica
Ideia é que os clubes organizem o Campeonato Brasileiro
São José dos Campos, 3 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Oito clubes assinaram nesta terça-feira (3) a criação da Libra (liga do futebol brasileiro) e que visa assumir as competições no lugar da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). E a sessão Futebol Ao Vivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Inicialmente, Corinthians, Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Ponte Preta aceitaram oficialmente a criação do novo campeonato, que ainda não tem data para começar.
Veja em seguida: São Paulo vence o Santos no fechamento da 4ª rodada do Brasileirão; veja como foi
Embora estejam na Série B atualmente, a Raposa e a Macaca fazem parte do grupo dos 40 clubes que pretendem criar esse liga, em duas divisões e com organização da empresa Codajas Sports Kapital.
Gerenciamento da Libra
Então, na prática, o Campeonato Brasileiro nos próximos anos continua existindo nos mesmos moldes, mas agora gerenciado por uma empresa.
Veja em seguida: Quais brasileiros podem fazer diferença nas semifinais da Champions League?
Enquanto isso, a CBF vai ficar responsável pela Seleção Brasileira e suas categorias de base, abrindo mão da organização da principal competição de clubes do país.
Outros participantes
Agora, a expectativa é que até o dia 12 de maio todos os 40 clubes brasileiros assinem a criação da Libra. Isso porque muitos ainda dependem da formalização do Conselho Deliberativo interno para aprovação.
Caso a liga saia do papel, a empresa e os clubes vão organizar as tabelas e também vão ficar responsáveis pela negociação dos direitos de televisão com as emissoras.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, uma das que participou do evento em São Paulo, disse aos jornalistas que faltam apenas alguns detalhes para a criação da nova liga do futebol brasileiro.
No entanto, o Athletico Paranense, do dirigente Mario Celso Petraglia ainda considera que o acerto não está totalmente certo. Ele quer que os clubes tenham uma parcela maior dos direitos televisivos em relação a agremiações como Corinthians e Flamengo.
Anteriormente, em 2017, já havia sido criada a Primeira Liga, uma ideia embrionária e que teve duas edições no Brasil, com alguns clubes participantes. No entanto, não foi para frente.
Exemplos que vêm da Europa
Atualmente, os principais campeonatos de futebol do mundo são gerenciados por ligas. Por exemplo, é o caso da Itália, Espanha, França, Alemanha e Inglaterra, com a consagrada Premier League.
Inclusive, no ano passado, o presidente de La Liga, que gerencia o Campeonato Espanhol, esteve no Brasil para um encontro com os clubes.
Veja em seguida: Atlético e América fazem dois clássicos por dois campeonatos diferentes; confira
