Quer fazer uma horta orgânica, mas você não sabe preparar a terra? Confira como preparar o solo para o plantio

Como preparar o solo para o plantio de horta orgânica

Foto do revisor (Sara Jerônimo de Araújo)
Revisado por: (Sara Jerônimo de Araújo)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Nada mais saudável do que ter uma horta orgânica em casa. Além disso, ter uma horta nos garante uma praticidade, comodidade e economia que só quem tem para saber. Nesta sexta-feira, 4 de março, vamos ensinar como preparar o solo para o plantio orgânico.

Continua depois da publicidade

Para uma horta orgânica, ou seja, sem fertilizantes, é preciso preparar o solo para o plantio. Dessa maneira, seu solo estará forte e saudável para que sua muda cresça e produza. Quer saber o como? Então, acompanhe o blogue Decor & Dicas e saiba tudo sobre o plantio orgânico.

Você também pode gostar: Área de lazer: Veja várias dicas de como você pode decorar e se inspirar

Quer fazer uma horta orgânica mas você não sabe preparar o solo? Confira como preparar o solo para plantio-Canva-
Quer fazer uma horta orgânica, mas você não sabe preparar a terra? Confira como preparar o solo para o plantio-Canva-

Como preparar o solo para o plantio

A cada plantio e colheita, o solo desgasta, pois os nutrientes foram absorvidos pelas plantas que cresceram e foram colhidas. Assim, a cada novo plantio é preciso de uma terra nova e forte em nutrientes.

Você pode obter um solo fértil  através de duas formas: comprando à terra estercada e pronta, ou produzindo sua própria terra. Você pode comprar uma terra pronta em agropecuárias e comércios específicos para essa finalidade. Contudo, caso queira produzir, nós vamos ensinar como.

Pode te interessar: Amigdalite: confira essas receitas caseiras que vão ajudar na recuperação

Continua depois da publicidade

Para produzir sua terra fértil

O adubo natural para produzir produtos orgânicos é o esterco. Então, você pode usar esterco de galinha, gado, ovinos e caprinos. Contudo, é preciso curtir (curtume) o esterco antes de fazer o preparo da terra.

Continua depois da publicidade

O curtimento da terra é importante para que as moléculas do esterco se decomponha em partículas menores para serem absorvidas pela planta. Por exemplo, o esterco também tem urina, que é rica em amônia, e essa amônia pode queimar as plantas se o esterno for fresco.

A curtição é exatamente a quebra de moléculas, como a amônia, em nitrito e depois transformada em nitrato que é um nutriente muito importante para as plantas. Dessa forma, vamos ensinar como fazer o curtimento do esterco e preparar o solo.

Curtimento do esterco

Como dissemos anteriormente, é preciso fazer o curtimento para quebrar as moléculas grandes. Dessa maneira, quem faz essa quebra são as bactérias e fungos, e o processo pode demorar até 6 meses. Mas, é possível acelerar esse processo colocando água e umedecendo o esterco.

Desse modo, a água funciona como combustível para formar culturas de bactérias e fungos no esterco. Assim, o processo pode diminuir cerca de dois meses e seu esterco estará pronto em apenas 4 meses.

Então, é só manter o esterco úmido em sacos fechados que esse será o ambiente ideal para o processo natural. O esterco curtido é bem escuro, tem uma coloração quase preta e é bem diferente da coloração de esverdeada do esterco fresco.

Preparo da terra

Para fazer o preparo da terra para plantio é preciso fazer uma mistura de terra, areia e esterco, respectivamente nessas quantidades:

  • 4 pás de terra;
  • 1 pá de areia;
  • 2 pás de esterco.

Desse modo, deve-se fazer a mistura e peneirar e está pronto para colocar 10 cm de camada dessa mistura no canteiro para o plantio.

Gostou do conteúdo? Agora você pode fazer sua horta orgânica em casa e colher sua produção. Mas, antes, veja o vídeo do Sr. Altamir do canal ‘Jardineiro Amador’ e aprenda mais dicas sobre a preparação e plantio.

Leia também: Coxinhas crocantes: aprenda a fazer essa receita fácil e deliciosa

Carregando comentários aguarde...
...
...