Vacinas para gatos: quais doenças elas previnem, e como deve ser o calendário de vacinação

Saiba tudo sobre vacinas para gatos

Foto do revisor (Vinícius Lima Ribeiro Barbosa)
Revisado por: (Vinícius Lima Ribeiro Barbosa)
Anúncio
Baixe nosso aplicativo GOOD NEWS e desfrute do melhor conteúdo da internet!




Poços de Caldas, domingo, 27 de março – As vacinas são muito importantes não só na saúde humana, mas na animal também. Assim, as vacinas para gatos são a melhor forma de prevenir doenças e garantir a saúde do seu gato.

Continua depois da publicidade

Portanto, completar a carteira de vacinação é muito importante para a saúde do seu pet. Então, o blogue Decor & Dicas preparou um conteúdo com muita informação para você entender sobre quais doenças as vacinas previnem e quando deve vacinar seu gatinho.

Leia também: Cadeira para varanda: descubra agora como escolher o modelo ideal

Vacinas para gatos; quais doenças elas previnem, e como deve ser o calendário de vacinação -Canva
Vacinas para gatos; quais doenças elas previnem, e como deve ser o calendário de vacinação -Canva

Veja também: Iluminação adequada na cozinha: decore seu ambiente usando a luz

Vacinas para gatos

Primeiramente, é preciso entender que as vacinas tem a capacidade de estimular o organismo a produzir imunoglobulinas contra o agente infeccioso. Assim, organismo cria uma espécie de barreira e impede a evolução da doença. Então, veja abaixo os tipos de vacinas disponíveis para gatos.

Vacinas polivalentes

As vacinas polivalentes possuem o objetivo de proteger contra vários agentes patógenos, pois tem em sua composição mais de um agente inativado. Ao contrário, as monovalentes têm apenas um.

Continua depois da publicidade

Vacina V3

A vacina V3 é uma vacina polivalente, e protege os gatos contra três doenças bastante endêmicas no mundo inteiro, que são a panleucopenia, a rinotraqueíte e a calicivirose. Veja abaixo alguns sintomas.

Continua depois da publicidade

panleucopenia  é uma doença grave que atinge intestinos, tecido hematopoiético e SNC. Assim, causam febre, apatia devido à anemia,  anorexia, diarreia, e pode levar o animal até mesmo a morte.

A rinotraqueíte de uma doença respiratória, um tipo de gripe, que afeta bichanos de todas as idades. Além disso, a doença pode ser mais grave em casos de imunidade mais baixa.

Já a calicivirose é uma doença parecida com a rinotraqueíte, ou seja, também é uma doença respiratória. Contudo, os agentes infecciosos são diferentes, e ela pode causar também úlceras na boca.

Vacina V4

A vacina V4 é capaz de previnir o gatinho da panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose, e, também, da clamidiose. Logo, a clamidiose atinge o sistema respiratório, causa conjuntivite, corrimento nasal e ocular, febre, falta de apetite e pneumonia.

Vacina V5

A vacina V5 é capaz de previnir o gatinho da panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose, e, também leucemia viral felina. Logo, a leucemia felina é uma doença infecciosa que afeta o sistema imunológico expondo-o a outras enfermidades.

Vacina monovalente

Vacina contra raiva

A vacina da raiva é fornecida gratuitamente pelo setor de epidemiologias das cidades por ser uma zoonose. A raiva é uma doença que não tem cura e afeta o sistema neurológico. Assim, pode causar salivação, tremores, desorientação, fotofobia e agressividade.

Sugestão de esquema de vacinação

A escolha entre V3, V4 ou V5 deve ser determinada pelo médico veterinário, de acordo co as doenças endêmicas na sua região. Contudo, gatos que costumam sair muito de casa estão mais sujeitos a se contaminar, e a vacinação com a V5 completa seria interessante.

Vacinação para filhotes

  • Vacina V3, V4 ou V5: 1° dose com dois meses, 2°dose um mês após a primeira dose, 3° dose um mês após a segunda dose. E a revacinação é anualmente.
  • Vacina para raiva: 1° dose aos três meses, a 2° dose pode ser dada um mês após a primeira dose, em caso de região endêmica. Por último, a revacinação é anualmente.

Vacinação para adultos

  • Vacina V3, V4 ou V5: duas doses com intervalo de um mês de cada. E a revacinação é anualmente.
  • Vacina para raiva: uma única dose, mas, em caso de região endêmica, a 2° dose pode ser dada um mês após a primeira dose. Por último, a revacinação é anualmente.

Garantir a vacinação de todas as doses é muito importante para que a imunização seja completa. Enfim, veja mais informações sobre as vacinas através do vídeo abaixo do canal PeritoAnimal 

Veja também: Como fazer feijoada simples na panela de pressão. Descubra aqui

Carregando comentários aguarde...
...
...