Formada em Letras - Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de t...

Guerra e preço alto do trigo; entenda o que isso tem a ver

Publicidade

...

Pagamentos por bitcoin na Rússia (Foto: Canva Pro)

Ponta Grossa, 14 de março de 2022 ─ Guerra e preço alto do trigo ─ A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já tem chamado a atenção dos brasileiros, mas pode vir a nos atingir de maneira indireta, com o aumento no preço do trigo. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado explica como a guerra entre as nações afeta o custo do trigo.

Guerra e preço alto do trigo

Embora seja inegável que os ucranianos e russos são os principais afetados pelo conflito armado, o mundo ao seu redor também é atingido, de uma forma ou de outra. Um desses efeitos é notável no aspecto comercial, visto que ambas as nações são autoridades no que se refere a exportação de trigo conforme texto da jornalista Márcia De Chiara em uma publicação no portal de notícias CNN Brasil datada em março de 2022. 

O cereal, que é um composto fundamental na indústria alimentícia, tem na Rússia e na Ucrânia seus principais produtores, que além de utilizarem em suas respectivas culinárias locais, também exportam para todo o mundo.

A importância das duas nações é tanta que enquanto a Ucrânia é a quarta maior exportadora de trigo, a Rússia assume o primeiro lugar. Logo, uma guerra entre ambas afeta drasticamente a circulação do cereal em todo o mundo, e por consequência, o preço pelos produtos aumenta.

Veja também: 5 consequências econômicas da guerra para o Brasil

Como isso afeta os brasileiros?

Guerra e preço alto do trigo – Imagem: Pixabay

Como mencionado, ambas as nações em conflito são as principais exportadoras de trigo, logo, todo os países são afetados, e com o Brasil, não será diferente. Nossa culinária depende e muito do trigo para o preparo de alimentos, sejam eles industriais ou caseiros.

Macarrão, bolos, salgados e claro, o pão francês que compõe a dieta de todo e qualquer brasileiro, vão ter seus preços elevados em virtude da escassez de trigo, oriunda do cerco fechado de dois de seus maiores fornecedores.

Segundo dados da consultoria Safras e Mercado, com a Rússia e Ucrânia respondendo a 30% do trigo comercializado, a ausência de exportação resultará em um aumento de quase 40% do seu valor na bolsa de valores de Chicago, o que irá também atingir o nosso país, que já passa por um aumento de preços.

Aumentos de preço no horizonte

Segundo informações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produtos derivados do trigo, como a farinha, pão francês e macarrão, já estão passando por um aumento em seus valores, variando entre 7 a 15% de seus valores originais, um percentual que pesará consideravelmente no bolso dos brasileiros.

Embora eles não sejam compostos única e exclusivamente de trigo, o aumento em seu valor influencia e muito no custo final para o consumidor.

Infelizmente, o mundo passa por uma crise financeira, política e humanitária, e o Brasil não teria como escapar disso. Nos resta, como de costume, controlar nossos custos, que já estão elevados com o aumento no preço da gasolina e do gás de cozinha, e torcer por dias melhores.

Veja também: Guerra faz preço do petróleo disparar no mundo; veja quanto está custando

Economia Doméstica: DESCUBRA aqui 6 VILÕES DO SEU DINHEIRO E PROTEJA seu suado salário

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Michele Azevedo oiê... você quer saber a última novidade da rede?Descubra as vantagens de contratar um paisagista para seu jardim
QUERO LER

Michele Azevedo: Formada em Letras - Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre diversos assuntos, enquanto redatora. No Guia do Ex-Negativado, produz conteúdos sobre finanças e dicas financeiras para obter sucesso!