5 consequências econômicas da guerra para o Brasil

Mesmo distante, guerra entre Rússia x Ucrânia atinge direta e indiretamente a economia brasileira

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

A Europa, e o resto do mundo, estão convivendo com o caos instaurado pela guerra entre Rússia e Ucrânia que, mesmo no leste europeu, gera consequências econômicas para o Brasil. Confira no post de hoje (28/02) do blog Guia do Ex-Negativado.

O Brasil é um país com dimensões continentais, assim como a própria Rússia. E por essa razão, o impacto de problemas globais atinge de diferentes maneiras as regiões brasileiras. Há locais em que o maior problema é com alimentação, enquanto em outros setores a maior dificuldade é gerada com combustíveis.

De toda forma, o Brasil é, sim, impacto pela crise gerada pelos conflitos que estão ocorrendo desde a última semana.

5 consequências econômicas que a guerra gera para o Brasil

Antes de mais nada, é necessário destacar que não importa a distância. Mesmo com a guerra tão longe do Brasil, as consequências acontecem em setores fundamentais, como o de alimentação, além de combustíveis e até mesmo câmbio.

Preço do Petróleo

Continua depois da publicidade

Segundo estudo feito pela FGV (Faculdade Getúlio Vargas), um dos problemas enfrentados pelo Brasil é o preço internacional do petróleo, que já fechou a semana em seu maior valor desde 2014: 105 dólares por barril do tipo Brent.

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, a grande produção de cana-de-açúcar tem ajudado a amortizar a pressão do valor do petróleo, já que o etanol vem em queda de 24,6% desde novembro.

Gás Natural

Ainda seguindo o problema no canal de combustíveis, o Brasl também sente o impacto direto no preço do gás natural, produto que tem a Rússia como maior produtora do mundo inteiro.

No Brasil, o uso do gás natural é essencial para abastecer termelétricas, mas há a expectativa de que reservatórios das usinas hidrelétricas possa compensar este problema.

Preço dos grãos

O Brasil é um grande importador de grãos, sobretudo trigo, e justamente é a Rússia quem é a maior exportadora deste tipo de alimento no mundo inteiro.

Nesse caso, o problema atinge diretamente o Brasil porque o país não tem contato com a Argentina, que é a exportadora histórica de grãos para o Brasil, devido à crise nas safras locais.

Ainda no setor de agronegócio, o Brasil importa 20% dos fertilizantes produzidos pela Rússia, o que gerará aumento devido aos custos mais altos com diesel.

consequências econômicas guerra brasil
5 consequências econômicas que a guerra gera para o Brasil (Foto: Canva Pro)

Dólar

Depois de ver o preço do dólar cair cerca de 10% entre janeiro até meados do mês de fevereiro, o Brasil volta a sofrer com impacto de uma subida no valor cambial.

Por exemplo, no último dia 23 de fevereiro, o preço do dólar havia caído para R$ 5,01. Nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, já voltou a subir para a casa dos R$ 5,16.

Aumento nos juros

Em meio a problemas econômicos, que geram aumento no valor do dólar e não permite que a inflação ceda, o Banco Central deve aumentar novamente os juros do país na próxima atualização da Selic, que hoje está em 10,75%.

Caso os conflitos se prolonguem, e cada vez mais consequências atinjam o Brasil, há perspectiva de que a taxa básica de juros do país suba mais do que era esperado em 2022. Assim, o crescimento econômico para o ano será ainda mais prejudicado.

Faça o dinheiro trabalhar para você e comece a mudar a sua realidade
financeira, hoje mesmo. Baixe GRÁTIS o e-book: 5 passos para guardar
dinheiro e investir, mesmo ganhando pouco!

8 CONSELHOS BÍBLICOS que podem dar RUMO às suas FINANÇAS PESSOAIS

Você sabia que existem muitos conselhos bíblicos sobre dinheiro? Pois é. Algumas pessoas acabam por se surpreender com isso, mas a verdade é que algumas passagens bíblicas tocam diretamente no assunto. Inclusive, não raro, algumas pessoas procuram respostas nesses textos da Bíblia, para aprender um pouco mais sobre o próprio dinheiro. Vale ainda ressaltar que essas citações não precisam ser úteis apenas para esse público, uma vez que podem englobar todos os indivíduos que desejam aderir a educação financeira em suas vidas. No vídeo, portanto, alguns ensinamentos que devem ter acompanhamento por quem deseja obter um melhor relacionamento com o dinheiro.

Carregando comentários aguarde...
...
...