Formada em Letras - Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de t...

Orçamento familiar: Como definir a mesada dos filhos

Publicidade

...

Orçamento familiar uma lição de pai(s) para filho(s) - Imagem: Canva Pro

Orçamento familiar ─ Ganhar uma mesada pode parecer coisa de programa da televisão. Mas, também pode ser uma forma de ensinar às crianças e adolescentes sobre responsabilidade com o dinheiro. Nesta data (08/03), o Guia do Ex-Negativado te ensina a definir o orçamento.

Orçamento familiar: uma lição de pai(s) para filho(s).

Aos poucos, o brasileiro está aprendendo a importância de se ter uma educação financeira. Mais do que trabalhar para pagar as despesas, é fundamental conhecer o real valor do dinheiro, dicas de como economizar e quais os melhores investimentos para se ter uma vida mais estável e próspera.

Mas, tais conhecimentos não podem (e nem devem) se resumir ao público adulto. Dito isso, incrementar a educação de nossos filhos com ensinamentos sobre educação financeira é muito importante para que, desde cedo, as crianças aprendam como ter mais responsabilidade com o que gastam e que isso se reflita em seu desenvolvimento.

E uma maneira bastante eficaz de iniciar esse processo é com o que chamamos de “mesada”.

Qual a importância da mesada?

Muitos acreditam que mesada é uma forma dos pais mimarem os filhos, dando recompensas, muitas vezes, sem nenhum esforço em troca. Mas, a mesada deve ser vista como um dos passos iniciais para ensinar seu filho sobre educação financeira, a economizar seu dinheiro, definir gastos prioritários e aprender a ter responsabilidade.

Logo, se eles recebem um valor fixo todo mês para gastarem, sem a certeza de que receberão mais por isso quando acabar antes do final do mês, a tendência é que elas se tornem mais cautelosas na hora de gastar.

Veja também: 4 truques para gastar menos dinheiro no dia a dia e fazer boa economia

Com quantos anos começar?

Orçamento familiar uma lição de pai(s) para filho(s) – Imagem: Canva Pro

Não existe uma regra definitiva quanto a isso. O importante é que a criança já tenha discernimento suficiente para saber o que é dinheiro e para que serve. Além disso, os pais não podem esbanjar na hora de definir um valor de mesada, nem serem restritos demais a ponto do valor pago ser insuficiente.

Sendo assim, deve-se começar com valores pequenos e ir aumentando gradativamente, a medida em que a criança começa a se tornar mais cuidadosa com o dinheiro que ganha.

Ensine seu filho a economizar

Como dito, não há uma idade ideal ou um valor em específico para ser dado como mesada para os filhos. Tudo vai depender da observação e planejamento dos pais sobre qual o momento certo, como dar esse dinheiro, sem prejudicar outros gastos fundamentais.

Acima de tudo, é ideal focar a mesada no que é mais importante: ensinar os filhos sobre a importância da educação financeira. Portanto, leve todos esses pontos em consideração e inicie assim que possível a passar ensinamentos de economia para seus filhos e filhas.

Começando desde cedo, podemos criar uma nova geração de jovens com consciência financeira e com altas chances de serem bem-sucedidos no futuro.

Veja também: Educação financeira: dicas para economizar seu salário em 2022

O CASO DA MARMITA, o negócio de GANHAR DINHEIRO NA INTERNET e as METAS 2022

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Michele Azevedo oiê... você quer saber a última novidade da rede?Descubra as vantagens de contratar um paisagista para seu jardim
QUERO LER

Michele Azevedo: Formada em Letras - Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre diversos assuntos, enquanto redatora. No Guia do Ex-Negativado, produz conteúdos sobre finanças e dicas financeiras para obter sucesso!