Formada em Letras - Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de t...

Investir em renda fixa: entenda o que fazer para garantir lucros

Publicidade

...

Investir em ações para iniciantes (Foto: Canva Pro)

Investir em Renda Fixa está entre as principais formas de investimentos dos brasileiros. Os ativos mais conhecidos dessa modalidade são a caderneta de poupança, títulos do Tesouro Direto e CDBs. Nesta data (04/02), o Guia do Ex-Negativado mostra como realizar investimentos na Renda Fixa e garantir lucros!

O que é investir em Renda Fixa?

Investir em Renda Fixa é uma das modalidades mais populares entre os investidores brasileiros. Além de ser um dos mais conservadores, o investidor sabe qual será a taxa de juros que remunera o investimento.

Mesmo que a taxa possa ser pré-definida ou pós-definida, ela continua sendo fixa. Porém, antes de realizar o investimento, é necessário ter o seguinte em mente: trata-se de uma renda fixa, não retorno fixo.

Afinal, o que determina a Renda Fixa é justamente o cálculo de juros. Na maioria das situações, o retorno é garantido, mesmo que seja baixo devido à inflação. Independentemente disso, muitos investidores têm a seguinte dúvida: como gerar lucros com a Renda Fixa?

Quais são os investimentos disponíveis?

Antes de descobrir como garantir lucros a partir do investimento em Renda Fixa, os investidores devem conhecer quais são as opções disponíveis. Por conseguinte, existem três opções de títulos, são elas:

Prefixados
Pós-fixados
Híbridos

No Prefixado, por exemplo, a taxa de juros será definida no momento da aplicação. Já nos títulos pós-fixados, o cálculo da taxa de juros ainda é fixo, mas é atrelada a um indicador econômico que passa por variações ao passar do tempo.

Por fim, como o próprio nome sugere, os títulos híbridos são compostos por uma taxa de juros prefixada ou pós-fixada. Na prática, o título pode ser indexado a qualquer indicado, mas o mais comum é o seguinte: juros fixos + IPCA.

Veja também: 5 bancos que fazem empréstimo com garantia do FGTS; veja valores e juros

A Renda Fixa é segura?

O que é investir em Renda Fixa? – Foto: Canva

Mesmo que a Renda Fixa seja mais previsível que demais opções, como a Renda Variável, isso não significa que o investidor está livre de qualquer risco. Um dos principais riscos é, então, o risco de crédito.

Nessa situação, portanto, o investidor corre o risco de perder os seus investimentos devido à incapacidade financeira. Além disso, existem algumas situações em que o investidor sofreu calote, principalmente ao não realizar uma boa pesquisa de mercado.

Outro risco evidente da Renda Fixa é o mercado. Ou seja, a maneira como o mercado se comporta afeta diretamente a Renda Fixa, afetando os valores dos papéis, principalmente nos ativos prefixados.

Veja também: Renda extra com FGTS e PIS: Equilibre as contas com essas parcelas

Conheça os 5 MELHORES BANCOS DIGITAIS para RENDER DINHEIRO; todos eles BATEM A POUPANÇA

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Victor de Freitas oiê... você quer saber a última novidade da rede?Descubra as vantagens de contratar um paisagista para seu jardim
QUERO LER

Michele Azevedo: Formada em Letras - Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre diversos assuntos, enquanto redatora. No Guia do Ex-Negativado, produz conteúdos sobre finanças e dicas financeiras para obter sucesso!