Nascido em Salvador, tenho 28 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em...

Brasileiros podem resgatar dinheiro esquecido nos bancos; entenda

Publicidade

...

Brasileiros podem resgatar dinheiro esquecido nos bancos; entenda (Foto: Freepik)

Você sabia que existem aproximadamente R$ 8 bilhões esquecidos por brasileiros nos bancos nacionais? E que é possível reaver as quantias que estão guardadas? Pois é o que explicaremos hoje (26/01). Saiba como consultar se possui valores em seu nome e resgatar dinheiro esquecido nos bancos.

Em uma nota divulgada na última segunda-feira, o anúncio foi feito pelo próprio Banco Central do Brasil, que publicou ser comum que algumas pessoas esqueçam que possuem valores guardados em uma conta corrente que não é movimentada há um longo período, por exemplo.

Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores”, explica o BC em nota oficial.

O dinheiro está disponível para retirada desde a última segunda-feira, dia 24 de janeiro, quando o sistema chamado “Valores a Receber” foi aberto pela maior autoridade bancária do país.

Brasileiros podem resgatar dinheiro esquecido nos bancos; entenda (Foto: Canva Pro)

Como consultar se possuo valores a resgatar nos bancos?

Assim como foi relatado pelo Banco Central, atualmente é fácil conferir se possui ou não algum valor a resgatar nos bancos brasileiros.

A consulta deve ser feita através do próprio site do Banco Central do Brasil, acessando o endereço bcb.gov.br em seu navegador.

Na página “Minha Vida Financeira”, dentro do portal do BC, é possível encontrar a opção “Valores a Receber”.

Após encontrar a página de resgate de dinheiro esquecido, faça uma consulta utilizando seu CPF ou o CNPJ da empresa. As informações disponibilizadas no novo serviço são de inteira responsabilidade das próprias instituições financeiras que fazem a divulgação.

No entanto, é possível encontrar dificuldades para realizar acesso à plataforma. Logo após o lançamento da página, o Banco Central registrou uma queda no sistema devido à alta demanda, maior do que esperado, que gerou instabilidades nos sites do BC, Registrado e Minha Vida Financeira.

O acesso está temporariamente suspenso, mas será reaberto nos próximos dias.

Como resgatar dinheiro esquecido nos bancos?

As pessoas que fizerem consulta e confirmarem ter valores a resgatar dos bancos, poderão realizar solicitações de saque por meio de Pix através do sistema Registrado, do Banco Central, em que a população pode consultar informações financeiras em seu nome.

Após a indicação do consumidor de que deseja reaver o dinheiro esquecido, com a inclusão de uma chave Pix, a instituição financeira terá 10 dias úteis para fazer a transferência.

A devolução de dinheiro esquecido tem acontecido em duas etapas. A primeira está devolvendo quase R$ 4 bilhões. Já a segunda fase ainda acontecerá neste primeiro semestre.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: seja esperto e ache os melhores CARTÕES DE CRÉDITO

Se tem uma forma de pagamento que pode ser uma verdadeira aliada nas finanças é o cartão de crédito. Isso porque ele facilita o dia a dia, oferece melhores condições de parcelamento e, também, pode garantir algumas outras vantagens na utilização. No entanto, também pode ser um verdadeiro problema quando usado de forma desenfreada, sobretudo com compras em muitas parcelas que acabam virando uma bola de neve. Não acredite que ter crédito é ter dinheiro. Não é bem assim que as coisas funcionam. Saiba mais no vídeo!

Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Victor de Freitas oiê... você quer saber a última novidade da rede?Descubra as vantagens de contratar um paisagista para seu jardim
QUERO LER

Victor de Freitas: Nascido em Salvador, tenho 28 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em Jornalismo", pela Universidade Unijorge, de Salvador. Possuo também formação em cursos voltados para a área de "produção de conteúdo para a web" e "técnicas de SEO", pela Universidade Rock Content; além de curso sobre "jornalismo digital" pela Prime Cursos. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atualmente, atuo nos portais Folha GO, ecbahia.com e Arena Rubro-negra, como produtor de conteúdo para web e editor de textos. Contato profissional: victordefreitas.redacao@gmail.com Contato do site: contato@folhago.com.br