Diversos usuários utilizam o meio digital para ter acesso às informações sobre os benefícios que recebem. Desse modo, se você recebeu a mensagem do Bolsa Família bloqueado no aplicativo, saiba nesta quarta-feira (17/02) o que significa.
Afinal de contas, como o recebimento das parcelas será bloqueado se o governo afirmou, por meio de uma portaria, que nenhum beneficiário deixaria de receber o Bolsa Família durante a pandemia pela Covid-19?
Sendo assim, confira agora mesmo a resposta para esta dúvida pertinente e saiba por qual razão a mensagem de bloqueio aparece.
Bolsa Família bloqueado no aplicativo: entenda o que mensagem significa – Foto: Maracanau – CE – GOV/Reprodução
O que significa a mensagem do Bolsa Família bloqueado no aplicativo?
Muitos beneficiários do Bolsa Família têm relatado que o aplicativo do programa está mostrando a mensagem de bloqueio do benefício. Contudo, o governo, por meio do Ministério da Cidadania, divulgou uma medida que estabelece o não bloqueio e cancelamento do programa enquanto durasse a pandemia do novo Coronavírus.
Desse modo, por qual motivo essa mensagem está aparecendo? Isso se deve, portanto, ao fato de que os atendidos pelo Bolsa Família que receberam o auxílio emergencial, voltaram a receber somente o valor do primeiro.
Assim sendo, o Bolsa Família está “bloqueado” no aplicativo, mas o crédito está na conta, de acordo com relatos dos participantes. Além disso, muitas famílias que podiam receber o Bolsa Família, mas não participavam do programa, foram incluídas no auxílio.
Após o encerramento, essas pessoas deixaram de receber os valores. Contudo, quem participava do programa antes da pandemia (março de 2020) deixou apenas de receber o auxílio; ou seja, não saiu do Bolsa Família.
Bolsa Família bloqueado: procedimento não será feito durante a pandemia
Segundo a portaria nº 591, publicada pelo governo ainda em janeiro deste ano, o prazo de interrupções do Bolsa Família é de 180 dias (contados da data de publicação). Dessa forma, não se bloqueará ou cancelará nenhum benefício durante esse período, mesmo havendo pendências no cadastro.
A medida visa evitar que pessoas em situação de vulnerabilidade fiquem desassistidas durante o período de pandemia. No entanto, em tempos normais, tanto o bloqueio, quanto o cancelamento do benefício ocorrem.
Entre os principais motivos que prejudicam a participação no programa, destaca-se as seguintes situações:
Desatualização dos dados cadastrais (atualização deve ocorrer a cada dois anos);
Ausência de saque;
Descumprimento de condicionalidades;
Renda superior ao que determina as regras do Bolsa Família (renda mensal per capta de até R$ 178).
Auxílio emergencial é liberado para 22 mil pessoas que contestaram
O governo federal anunciou o pagamento do auxílio emergencial para mais 22 mil pessoas que fizeram contestações ou passaram por reanálises após o fim do programa de apoio às famílias de baixa renda em 2020. Saiba hoje quais foram os cidadãos que receberam aprovação para o benefício.
O auxílio emergencial perdurou entre os meses de abril e dezembro de 2020 e atingiu uma base de mais de 67 milhões de cidadãos brasileiros que fizeram cadastro ou foram automaticamente inscritos – no caso de beneficiários do Bolsa Família.
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