Consulta pública Bolsa Família: saiba como ver quem recebe o benefício

Veja como consultar o benefício de forma rápida e segura

Consulta pública Bolsa Família: saiba como ver quem recebe o benefício - Foto: Divulgação Freepik
0

Você fez sua inscrição no Bolsa Família e quer conferir se o benefício foi aprovado? Ou ainda, procura informações sobre os valores e as famílias beneficiárias? Saiba que é possível fazer a consulta pública Bolsa Família.

Desse modo, saiba melhor nesta terça-feira (09/02) sobre como ter acesso às informações do benefício de forma segura, rápida e sem sair de casa por meio da Lista dos beneficiários. Veja mais na sequência.
Como fazer a consulta pública Bolsa Família
O Bolsa Família está em funcionamento há 17 anos. Desde então, tem se tornado o principal projeto do governo a auxiliar, social e financeiramente, famílias de baixa renda.

É possível ter acesso à listagem dos beneficiários através do Consulta Pública Bolsa Família É possível ter acesso à listagem dos beneficiários através do Consulta Pública Bolsa Família – Foto: Bom Pra Crédito/Reprodução

Desse modo, o programa, junto a outros fatores, contribuiu para a superação da fome em diversas regiões do país. Não à toa, diversas famílias demonstram o interesse em participar do benefício.

Tendo isso em vista, é possível fazer a Consulta Pública Bolsa Família e conferir a Lista de Beneficiários. Nela estão todos os integrantes do programa e informações relevantes que podem ser acessadas por qualquer pessoa.

Assim sendo, os beneficiários do Bolsa Família podem conferir suas informações e a situação do benefício, como:

Disponibilidade;
Pagamentos;
Aprovação/negação;
Saldo;
Entre outros.

Para tanto, o governo disponibiliza dois canais de atendimento para a verificação:

Portal da Transparência;
Site da Caixa Econômica Federal (CEF).

O procedimento é diferente nos canais, mas as informações prestadas são as mesmas.
Como usar o Portal da Transparência para consultar o Bolsa Família
Criou-se o Portal da Transparência em 2004 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, órgão do Governo Federal. Dessa forma, por meio da ferramenta digital é possível conferir como os recursos públicos estão sendo utilizados.

Somente por ele é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome. Para tanto, o interessado deve ter em mãos o nome completo do Responsável Familiar (RF), seja o seu próprio ou o de outra pessoa.

Há três formas de fazer a consulta pública Bolsa Família pelo Portal da Transparência:

Pelo nome;
Consulta pelo Estado ou;
Município.

Assim sendo, para efetuar a consulta, deve-se fazer o seguinte passo a passo:

Acessar o Portal da Transparência;
Na primeira tela, deve-se digitar o nome completo do RF no espaço de busca (campo escrito “Busque por órgão, cidade, CNPJ, servidor…”);
Em seguida, a busca retornará resultados para o termo pesquisado, com o padrão “Beneficiário do Programa Bolsa Família (aparecerão o nome e o CPF do RF);
Ao clicar no nome do beneficiário, aparecerão as informações acerca do Número de Identificação Social (NIS) e dos valores já resgatados, assim como os que serão disponibilizados a cada mês.

Porém, se o interessado não conseguir realizar a consulta dessa maneira, poderá refinar a pesquisa. Ou seja, selecionar a opção “Benefícios do Cidadão” na tela inicial.
Consultando o benefício pelo site da CEF
Semelhante à consulta pelo Portal da Transparência, a verificação pelo site da CEF poderá ser feita tanto pelo Estado e município, quanto pela família beneficiária.

Dessa maneira, o interessado deve selecionar qual a opção que deseja consultar (por Estado, assim como município ou por família). Contudo, caso vá pesquisar pela família, deverá informar corretamente o Número de Identificação Social (NIS) do RF.
PicPay saiba como ganhar recompensa de R$ 10 e cashback no aplicativo
O PicPay é um dos aplicativos de carteira digital mais famosos da atualidade no Brasil, pelos serviços oferecidos e também por ofertar inúmeras promoções, como, por exemplo a possibilidade de ganhar R$ 10 com indicações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações