Consulta pública Bolsa Família: saiba como ver quem recebe o benefício

Veja como consultar o benefício de forma rápida e segura

Consulta pública Bolsa Família: saiba como ver quem recebe o benefício - Foto: Divulgação Freepik

Você fez sua inscrição no Bolsa Família e quer conferir se o benefício foi aprovado? Ou ainda, procura informações sobre os valores e as famílias beneficiárias? Saiba que é possível fazer a consulta pública Bolsa Família.

Desse modo, saiba melhor nesta terça-feira (09/02) sobre como ter acesso às informações do benefício de forma segura, rápida e sem sair de casa por meio da Lista dos beneficiários. Veja mais na sequência.
Como fazer a consulta pública Bolsa Família
O Bolsa Família está em funcionamento há 17 anos. Desde então, tem se tornado o principal projeto do governo a auxiliar, social e financeiramente, famílias de baixa renda.

É possível ter acesso à listagem dos beneficiários através do Consulta Pública Bolsa Família É possível ter acesso à listagem dos beneficiários através do Consulta Pública Bolsa Família – Foto: Bom Pra Crédito/Reprodução

Desse modo, o programa, junto a outros fatores, contribuiu para a superação da fome em diversas regiões do país. Não à toa, diversas famílias demonstram o interesse em participar do benefício.

Tendo isso em vista, é possível fazer a Consulta Pública Bolsa Família e conferir a Lista de Beneficiários. Nela estão todos os integrantes do programa e informações relevantes que podem ser acessadas por qualquer pessoa.

Assim sendo, os beneficiários do Bolsa Família podem conferir suas informações e a situação do benefício, como:

Disponibilidade;
Pagamentos;
Aprovação/negação;
Saldo;
Entre outros.

Para tanto, o governo disponibiliza dois canais de atendimento para a verificação:

Portal da Transparência;
Site da Caixa Econômica Federal (CEF).

O procedimento é diferente nos canais, mas as informações prestadas são as mesmas.
Como usar o Portal da Transparência para consultar o Bolsa Família
Criou-se o Portal da Transparência em 2004 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, órgão do Governo Federal. Dessa forma, por meio da ferramenta digital é possível conferir como os recursos públicos estão sendo utilizados.

Somente por ele é possível fazer a consulta Bolsa Família pelo nome. Para tanto, o interessado deve ter em mãos o nome completo do Responsável Familiar (RF), seja o seu próprio ou o de outra pessoa.

Há três formas de fazer a consulta pública Bolsa Família pelo Portal da Transparência:

Pelo nome;
Consulta pelo Estado ou;
Município.

Assim sendo, para efetuar a consulta, deve-se fazer o seguinte passo a passo:

Acessar o Portal da Transparência;
Na primeira tela, deve-se digitar o nome completo do RF no espaço de busca (campo escrito “Busque por órgão, cidade, CNPJ, servidor…”);
Em seguida, a busca retornará resultados para o termo pesquisado, com o padrão “Beneficiário do Programa Bolsa Família (aparecerão o nome e o CPF do RF);
Ao clicar no nome do beneficiário, aparecerão as informações acerca do Número de Identificação Social (NIS) e dos valores já resgatados, assim como os que serão disponibilizados a cada mês.

Porém, se o interessado não conseguir realizar a consulta dessa maneira, poderá refinar a pesquisa. Ou seja, selecionar a opção “Benefícios do Cidadão” na tela inicial.
Consultando o benefício pelo site da CEF
Semelhante à consulta pelo Portal da Transparência, a verificação pelo site da CEF poderá ser feita tanto pelo Estado e município, quanto pela família beneficiária.

Dessa maneira, o interessado deve selecionar qual a opção que deseja consultar (por Estado, assim como município ou por família). Contudo, caso vá pesquisar pela família, deverá informar corretamente o Número de Identificação Social (NIS) do RF.
PicPay saiba como ganhar recompensa de R$ 10 e cashback no aplicativo
O PicPay é um dos aplicativos de carteira digital mais famosos da atualidade no Brasil, pelos serviços oferecidos e também por ofertar inúmeras promoções, como, por exemplo a possibilidade de ganhar R$ 10 com indicações.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações