FGTS emergencial 2021: Liberação pode estar próxima
Novas liberações de emergência do Fundo de Garantia estão em estudo e podem beneficiar milhões de brasileiros
Uma vez encerradas as eleições para as presidências das casas legislativas federais, Senado e Congresso Nacional, as equipes econômicas do Governo Federal retomam os estudos para medidas econômicas para 2021. Dentre elas está o novo saque do FGTS emergencial 2021, conforme veremos hoje, 09/02.
A liberação do Fundo de Garantia de emergência foi uma das medidas adotadas no ano passado pelo Governo Federal. Com ela, foi possível movimentar a economia e, ainda, auxiliar a milhões de brasileiros que perderam o emprego ou parte da renda em razão da pandemia.
Pois, com a continuidade da pandemia de Covid-19 e das suas consequências econômicas e sociais, a demanda e a pressão por medidas governamentais continuam. Por isso, há expectativa de que, em breve, haja uma nova liberação do Fundo de Garantia emergencial.

FGTS Emergencial 2021: Estudos revelam intenção de novas liberações
Ainda no final de 2020 e no início de 2021, alguns assessores e membros do Ministério da Economia revelaram a intenção e possibilidade de criação de um novo saque emergencial do Fundo de Garantia.
Isso se deve a inúmeros motivos. Primeiramente, à continuidade da pandemia. Em segundo lugar, às consequências econômicas dela. Igualmente, pelo fato de que cerca de R$ 12 milhões destinados ao FGTS emergencial em 2020 não foram alvo de saque.
Com isso, motivos não faltam à liberação de novos saques emergenciais do Fundo de Garantia. Entretanto, qualquer tipo de autorização depende, ainda, da sinalização oficial e expressa pelo Governo Federal.
Segundo membros da equipe econômica, os estudos para isso seriam retomados após o fim das votações de presidências do Senado e do Congresso. Uma vez que elas finalizaram na última semana, devem permitir a volta dos estudos e das votações de medidas econômicas.
Quem pode sacar o FGTS em 2021?
Por ora, ainda não houve a formalização sobre a liberação emergencial do Fundo de Garantia. Portanto, somente pode realizar o saque da parcela quem se enquadrar em alguma das situações de autorização que estão previstas em lei.
Dessa forma, conheça as principais modalidades de saque em vigor:
Demissão sem justa causa;
Acordo de dispensa;
Saque-aniversário;
Diagnóstico de doença grave ou terminal, como HIV ou câncer;
Obtenção de imóvel residencial próprio;
Aposentadoria.
Assim, até o momento, os trabalhadores tão somente podem sacar o FGTS caso se enquadrem em alguma das situações acima.
Saque-aniversário não caiu na conta? Veja o que fazer
O que fazer quando o saque-aniversário não caiu na conta, apesar de já ter alcançado a data prevista para pagamento? Muitos trabalhadores têm relatado problemas no recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço nessa modalidade e como agir nesses casos.


Comentários estão fechados.