Fiador do FIES pode ter nome sujo no Serasa? Descubra

Pessoas negativadas em sempre são opções válidas para essas situações

FIES 2021 (Foto: Governo Federal/Reprodução)

Fiador do FIES pode ter nome sujo no Serasa? Não. De fato, qualquer fiador em geral, incluso aquele do FIES, necessita obrigatoriamente ter o nome limpo no mercado. Entenda mais nesta quinta-feira (24/06) no blog Poder Econômico, do Folha Go.

O fiador é aquele que assegura o pagamento da dívida, caso o devedor principal se torne inadimplente. Ou seja, não ter restrição nos birôs de crédito é condição essencial.

Surpreendentemente, o fiador pode, por outra razão, contrair uma dívida e sujar o nome. Nesse caso, o que se pode fazer é uma exoneração de fiança.

Assim sendo, o fiador negativado deixará de fazer parte do contrato. Entretanto, dever-se-á, obrigatoriamente, indicar outro fiador para o contrato em questão.
Fiador do FIES pode ter nome sujo no Serasa? E estudante pode?
Agora, uma vez que se sabe se fiador do FIES pode ter nome sujo no Serasa (o que não pode), outra dúvida comum é se um estudante que quer pedir o FIES pode ter o nome negativado. Nesse caso, pode-se dizer que sim. O estudante que vai solicitar o FIES pode ter o CPF com restrição.

Estar negativado pode comprometer a dívida no FIES Estar negativado pode comprometer a dívida no FIES – Foto: Governo Federal/Reprodução

Anteriormente, o Ministério da Educação (MEC) exigia que os candidatos do FIES tivessem o nome limpo. No entanto, como isso restringia o acesso daqueles que mais precisavam, essa regra mudou.

No entanto, há uma série de outras normas que regulamentam quando e como deve ocorrer a concessão do FIES para candidatos negativados. Com efeito, os mecanismos de fiança solidária ou convencional não se aplicam para esse público.

Inopinadamente, o candidato com restrição no CPF deverá aderir ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC). Aliás, o FGEDUC também é chamado de Fundo Garantidor.

Entretanto, essa forma de fiador de contrato só é possível caso a faculdade selecionada tiver aderido a essa modalidade de fiança. Além disso, o candidato precisa ter concorrido em um curso de licenciatura. Ademais, outra condição aceita é a renda familiar bruta mensal ser de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.
Quem NÃO pode pedir FIES tendo CPF negativado?
Fiador do FIES pode ter nome sujo no Serasa? Conforme citado anteriormente, isso não pode ocorrer. Além disso, não pode usufruir do molde convencional de fiança ou fiança solidária, o candidato negativado que estiver em dívida com o Programa de Crédito Educativo do Governo Federal.

Não obstante, tal candidato não pode nem mesmo recorrer ao Fundo Garantidor. Assim sendo, ele deverá regularizar sua situação antes de demandar participação no FIES.
Conta de energia alta? Você pode estar sendo lesado e nem sabe!

Sua conta de energia vai aumentar. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já estima aumento nas tarifas, e isso não vai sair barato, sem contar os riscos de racionamento e blecaute.

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações