Baba de moça: um doce português que caiu no gosto dos brasileiros

O período colonial trouxe consigo uma série de doces deliciosos que caíram nas graças dos brasileiros. As instalações de engenhos açucareiros no nosso país alavancou esse mercado, trazendo do exterior, receitas incríveis. A baba…

471 1.422
A receita de baba de moça pode ser servida como sobremesa, mas também como recheio de outras preparações
Foto: A receita de baba de moça pode ser servida como sobremesa, mas também como recheio de outras preparações - Foto: Renata Faez
Foto: A receita de baba de moça pode ser servida como sobremesa, mas também como recheio de outras preparações - Foto: Renata Faez

O período colonial trouxe consigo uma série de doces deliciosos que caíram nas graças dos brasileiros. As instalações de engenhos açucareiros no nosso país alavancou esse mercado, trazendo do exterior, receitas incríveis. A baba de moça, que o Folha Go traz hoje (27/10) para vocês, é uma delas.

Esse nome irreverente é algo que chama atenção. Histórias acerca de sua origem são indefinidas. Por exemplo, uma das mais populares é a de que tal doce não tinha nome, entretanto, era a sobremesa que princesa Isabel mais gostava. Baba de moça, então surgiu, homenageando a doçura que ela tinha nas suas ações.

Leia também
Para Você
0 0
Esse era o doce preferido da princesa Isabel
Esse era o doce preferido da princesa Isabel – Foto: Gabriela Zamboni

A receita típica tem as origens portuguesas, onde se usava apenas calda do açúcar e gemas. Contudo, ao chegar nas terras tupiniquins, é que o leite de coco foi adicionado. O uso apenas da gema é algo curioso, pois, ao que parece, as freiras utilizavam as claras no intuito de engomar os hábitos. Diferente, não?

Histórias à parte, vamos à receitinha simples e gostosa que separamos. Em 40 minutos você conseguirá fazer doce o bastante para servir 6 pessoas. Confira e arrase na sobremesa!

Receita de baba de moça

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa cheia de manteiga;
  • ½ xícara de chá do açúcar cristal;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • A mesma medida do leite de coco;
  • 6 gemas;
  • 1 pedaço da casca do limão.

Modo de preparar:

Para fazer a baba de moça, primeiramente misture 3 colheres de sopa cheias de água com o açúcar. Em seguida, leve para o fogo baixo a fim de fazer uma calda. O ponto deve ser de pasta. Acrescente a manteiga, aguarde derreter, retirando do fogo imediatamente.

A textura é cremosa e o sabor é delicioso
A textura é cremosa e o sabor é delicioso – Foto: Pedrina Johasen

Para que a receita fique realmente saborosa, as gemas precisam ser passadas pela peneira fina. Depois, reúna-as com a calda. Adicione o leite condensado, a casca do limão e o leite de coco. Misture bem e volte com a panela para o fogo, mas sem deixar de mexer até conseguir uma consistência mais cremosa. Sirva em taças individuais, levando à geladeira para que fique bem geladinha.

Bem simples essa receita de baba de moça, não? Experimente preparar e oferecer como sobremesa das suas refeições. Com certeza vai fazer sucesso por aí!

✦ News Cotidiano — Esta reportagem, publicada há 65 meses, é assinada por Andreia de Souza, colunista do Folha GO. Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Agora, escreve para as colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões para a coluna Colo de Mãe. Contato: (65) 99924-8700 - [email protected] Para acompanhar mais coberturas de Andreia de Souza, .

baba de moçacomo fazer baba de moçareceita de baba de moçareceita docereceita simplessobremesa
0 comentários

Participe da discussão sobre esta matéria. Sua opinião é importante.

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Para Você
Para Você
Carregando...
Leia Também