Receita de feijão tropeiro: autêntica mineira; fácil de preparar!

Jarinu – SP, 9 de junho de 2022, por Keila Rosa – Vamos de feijão tropeiro hoje? Nosso blog trouxe uma receita típica e original mineira desse prato. Desde já, é muito fácil de preparar e o sabor é irresistível.

O feijão tropeiro recebeu esse nome em homenagem aos homens que transportavam mercadorias em tropas de cavalos no século XVII, entre os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, os tropeiros. Então, bora nos acompanhar?

Não perca esta receita: Receita de mungunzá tradicional: uma delícia típica nordestina em um passo a passo simples!

Receita de feijão tropeiro: autêntica mineira; fácil de preparar! “Foto: Canva”
Para fazer feijão tropeiro, anote os ingredientes

Feijão – 2 xícaras de chá
Linguiça calabresa fresca – 2 gomos
Bacon picado – 2 colheres de sopa
Cebola picadinha – 1 grande
Ovos – 3
Farinha de milho – 1 xícara e ½ de chá
Torresmo – a gosto
Alho amassado – 2 ou 3 dentes
Couve – 5 folhas picadas
Sal – a gosto
Óleo para fritar o torresmo
Pimenta do reino – a gosto

Como é que se faz?
Primeiramente, cozinhe o feijão al dente. Enquanto isso, frite a quantidade de torresmos que desejar e coloque a gordura da fritura em uma panela. Juntamente, adicione a linguiça calabresa ou alguma linguiça de sua região e frite, mexendo de vez em quando para não grudar.

Após, retire a linguiça, reserve e tire também a gordura da panela. Desse modo, frite o bacon em sua própria gordura. Depois que o bacon estiver pronto, retire e reserve-o também. Em seguida, aproveite a mesma panela e doure a cebola em apenas uma sobra mínima de gordura do bacon.

Feito isso, afaste toda a cebola para um canto da panela e acrescente o alho para dourá-lo também. Pode colocar mais um pouco da gordura do bacon nesse momento e misture bem o alho com a cebola. Reserve.

Você pode gostar: Receita de esfirra: aprenda a fazer estilo Habib’s; passo a passo fácil!
Continuando o preparo: se liga no segredo da pururuca
Agora, à parte, frite os ovos, em estilo mexidos e reserve. Volte à panela da cebola e do alho e acrescente o feijão cozido, sal a gosto e misture. Dessa forma, adicione o bacon, a linguiça, os ovos e misture delicadamente para não amassar os grãos de feijão. Assim, reserve tudo.

Anteriormente fritamos o bacon. Certo? Pois bem, guarde os pedaços após sua primeira fritura na geladeira (inclusive usamos sua gordura para preparar a linguiça calabresa). Nesse sentido, em óleo bem quente e com muito cuidado para não se queimar, coloque os pedaços gelados no óleo e frite-os pela segunda vez, para formar a famosa pururuca (torresmo crocante).

Reserve. Ademais, outra dica é limpar bem o torresmo e cortá-lo bem fininho, antes de fritar pela primeira vez.
Finalizando o preparo do nosso feijão tropeiro soltinho
Por último, acrescente na panela onde já está o feijão, pimenta do reino a gosto, a couve fatiada bem fininha e mexa bem. Todavia, faça isso com bastante cuidado sempre, para não amassar os feijões. Finalize adicionando a farinha e misturando bem. Em Minas, esse prato costuma ser preparado com farinha de milho. Porém, fica a seu critério.

Como resultado, o autêntico feijão tropeiro mineiro. Ah! Deixe nos comentários abaixo, como você costuma preparar esse prato delicioso ou se é sua primeira vez. Gostaríamos de saber. Abraço e até a próxima!

Confira também: Receita de lasanha bolonhesa: almoço rápido; sabor incrível!

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais