Gigantes dominam Liga dos Campeões da Europa nos últimos anos; confira
Chelsea foi o último clube a conquistar um título inédito, em 2012
São José dos Campos-SP, 6 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A decisão da Liga dos Campeões da Europa será disputada no dia 28 de maio, no Stade de France, em Paris, entre Liverpool e Real Madrid, dois gigantes do futebol europeu.
Aliás, nos últimos anos, os clubes tradicionais da Europa vêm dominando cada vez mais a competição continental. E o Futebol Ao Vivo vai falar um pouco sobre o assunto.
👋🇫🇷 pic.twitter.com/eaqKMWv7Zy
— Liverpool FC (@LFC) May 3, 2022
Assim, como exemplo, o último campeão inédito foi o Chelsea, em 2012, quando desbancou o Bayern Munique na final. Depois, os Blues ainda conquistaram mais um caneco, no ano passado.
Em 2022, o surpreendente Villarreal, da Espanha, chegou à semifinal, mas não resistiu ao poderio dos Reds, perdendo os dois jogos. Inclusive, na volta, chegou a abrir 2 a 0, mas levou uma virada espetacular no final.
Na outra semifinal, o Real, maior vencedor da história da Liga dos Campeões, eliminou o também milionário Manchester City, mas que ainda não conseguiu conquistar a Europa e havia sido vice no ano passado.
Domínio do Real Madrid
Nos últimos dez anos, o Real Madrid foi campeão quatro vezes e agora vai para a sua quinta final no período.
Assim, o time comandado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti se agiganta na reta final. Ainda mais depois da épica virada sobre os ingleses na última semana.
A equipe merengue tem no time o volante Casemiro, de São José dos Campos, titular absoluto da equipe nos últimos anos.
Gigante inglês
Por outro lado, o Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, vem chegando novamente e já é a terceira decisão em cinco temporadas.
A equipe foi campeã pela última vez em 2019, quando venceu o rival Tottenham na decisão, outro time grande que ainda não conseguiu ser campeão europeu.
Além disso, o Liverpool foi campeão mundial naquele ano em final contra o Flamengo, quando venceu apenas na prorrogação.
Revanche
A final entre Liverpool e Real Madrid ainda terá gostinho de revanche, pois em 2018, o time inglês perdeu o título para os merengues, ao levar 3 a 1.
Inclusive, naquela oportunidade, o astro do Liverpool, o atacante egípcio Salah, se machucou. Na oportunidade, sofreu lesão muscular e quase ficou fora da Copa do Mundo da Rússia, quando jogou no sacrifício.
