Muita papelada em casa, documentos importantes perdidos e tudo junto e misturado! Muitas pessoas se identificam com isso. Quando precisam, não acham o documento na hora. Veja abaixo como melhorar a organização de documentos e papéis, hoje, dia 06 de janeiro.
Para te ajudar a conter a bagunça de papéis em casa, bem como a descartar o que for desnecessário, o Decor & Dicas sugere as dicas rápidas abaixo, sobre onde guardar e como armazenar seus documentos!
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O que guardar e até quando
Você deve guardar comprovantes de pagamento de contas por 5 anos. Guarde também os comprovantes de compras de produtos com garantia, até o final da garantia. Outros que devem ser guardados são diplomas e certificados de cursos. Esses últimos, enquanto forem válidos.
Guarde documentos que forem importantes para monitorar sua saúde. Por exemplo, cartões de vacinas, resultados de exames de sangue ou de imagem. E documentos de identificação, por exemplo certidão de casamento e de nascimento.
Documentos que também devem ser armazenados com cuidado são os referentes à casa ou carro. Sejam eles comprovantes de pagamento de IPTU ou IPVA, ou de algum serviço que você mandou executar, guarde tudo. No caso de serviços que estejam em garantia, você terá a comprovação para solicitar que ele seja refeito, se necessário.
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Sugestão de como guardar
Primeiramente, crie uma pasta para cada pessoa da casa. Nela, estarão separados os documentos pessoais, exames, cartões de vacina, certificados e diplomas. Enfim, tudo aquilo que for referente àquela pessoa. A recomendação é separar as pastas por sessões. Por exemplo, educação, saúde, documentos. Dessa forma, ficará fácil achar algum papel quando precisar!
Crie, também, uma pasta para documentos referentes ao imóvel e automóvel. Deixe nela comprovantes de revisão, segunda via de documentos, comprovantes de pagamentos e comprovantes de serviços.
Por fim, crie uma pasta para o seu pet, se você tiver um. Assim como a pasta dos humanos, separe os exames para consulta posterior e cartão de vacina, que comprova a proteção do seu pet. Dessa forma, fica fácil o veterinário avaliar o histórico dele, quando precisar.
Uma coisa que pode te ajudar bastante na organização dos papéis é digitalizar tudo que você puder descartar fisicamente! Menos papéis, mais organização! Veja mais dicas para organizar documentos no vídeo abaixo, do canal Organize sem frescuras! no YouTube.
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