Nascido em Salvador, tenho 28 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em...

Fiz um Pix errado: o que fazer nessa situação? Entenda

Publicidade

...

Fiz um Pix errado: o que fazer nessa situação? Entenda (Foto: Canva Pro)

Fiz um Pix errado, como resolver? Essa é uma das maiores dúvidas relacionadas ao Pix e é relativa a como estornar em caso de um envio ou pagamento feito de maneira equivocada, como por exemplo transferir dinheiro para a pessoa errada. Confira hoje (30/12) e saiba como fazer.

Mais Lidas

Quando falamos em transferência de valores, é fundamental ter a certeza de que digitou as informações correta e, principalmente, conferir se os dados mostrados antes da confirmação do envio são de fato os da pessoa para quem o dinheiro será enviado.

Porém, fazer uma transferência para uma conta por engano é um erro que pode acontecer com qualquer pessoa. Afinal, todos são passíveis de falhas.

Fiz um Pix errado: o que fazer nessa situação? Entenda (Foto: Canva Pro)

Sobre o Pix, esses erros geralmente dizem a respeito de erro na chave Pix da conta de destino. Nesse tipo de caso, como agir? É o que vamos ver abaixo.

Existe estorno de Pix?

A resposta é não. Uma transferência feita utilizando o Pix como método da transação não pode ser estornado por quem realizou o envio do dinheiro. Isso porque, abriria uma brecha enorme na segurança.

Mas se fiz um Pix errado, o que fazer para resolver?

Nesse tipo de situação, a recomendação inicial do Banco Central do Brasil é de pedir que a pessoa faça a devolução do dinheiro, caso tenha como entrar em contato direto com o destinatário.

Caso a transferência tenha sido um engano, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix e é sempre iniciada pelo próprio recebedor”, diz o Banco Central.

Se não houver sucesso na negociação ou se nem sequer tenha conseguido entrar em contato, é necessário pedir ajuda para o seu banco intermediar a situação. Porém, comprovando com detalhes de que foi um engano.

Caso pode parar na Justiça

Se nenhuma das tentativas funcionar, o consumidor prejudicado tem o direito de processar o dono da conta que recebeu o Pix errado e não devolveu.

O processo teria como base o Art. 168 do Código Penal Braileiro, que trata de “Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção”. A pena é de até quatro anos de reclusão e multa, além da devolução do valor.

Aprenda a fazer fotos e edições profissionais usando o seu celular e comece
a faturar em dólares, trabalhando com os maiores bancos de imagens do
mundo. Baixe Grátis o e-book: Como Fazer da Fotografia com Celular um
Negócio Lucrativo.

Aplicativos para fazer renda extra agora: conheça várias opções

Você sabia que existem aplicativos que dão dinheiro de verdade? As ferramentas podem garantir entretenimento, em sua maioria, e, ao mesmo tempo, proporcionar uma remuneração significativa para os usuários. Muitos ajudam a ter renda extra e, claro, possibilitam a todos a chance de ter uma ajudinha no orçamento. O melhor de tudo é o que os usuários desses apps podem fazer o seu próprio horário para ganhar dinheiro. No vídeo de hoje elencamos alguns deles. Acompanhe:
Oiê.. ( 1 ) nova MGS para você💌😁🤖
Olá, me chamo Victor de Freitas oiê... você quer saber a última novidade da rede?Descubra as vantagens de contratar um paisagista para seu jardim
QUERO LER

Victor de Freitas: Nascido em Salvador, tenho 28 anos e possuo formação superior no curso de "Comunicação Social - com Habilitação em Jornalismo", pela Universidade Unijorge, de Salvador. Possuo também formação em cursos voltados para a área de "produção de conteúdo para a web" e "técnicas de SEO", pela Universidade Rock Content; além de curso sobre "jornalismo digital" pela Prime Cursos. Sou redator e editor em portais com temáticas de finanças, cidadania, economia, política, cultura e esportes. Atualmente, atuo nos portais Folha GO, ecbahia.com e Arena Rubro-negra, como produtor de conteúdo para web e editor de textos. Contato profissional: victordefreitas.redacao@gmail.com Contato do site: contato@folhago.com.br