Dados vazados pelo Serasa? Entidade se pronuncia sobre a alegação

As fontes do vazamento estão sendo investigadas

Dados vazados pelo Serasa? Entidade se pronuncia sobre a alegação - Fonte: Serpro - GOV/Reprodução

Segundo uma reportagem do site “Tecnoblog”, uma possível suspeita da origem dos dados vazados é o Serasa, uma empresa de análise e proteção ao crédito. A princípio, os indícios da hipótese estariam no score e na base de dados Mosaic, usada pela entidade. Contudo, o famoso birô de crédito nega ser a fonte do vazamento. Saiba mais hoje (09/02).

Recentemente, o Serasa emitiu uma nota, informando que efetuou uma análise interna. Assim, chegou a conclusão que não é a fonte do vazamento.

“Fizemos uma investigação aprofundada que indica que não há correspondência entre os campos das pastas disponíveis na web com os campos de nossos sistemas onde o Score Serasa é carregado, nem com o Mosaic. Além disso, os dados que vimos incluem elementos que nem mesmo temos em nossos sistemas e os dados que alegam ser atribuídos à Serasa não correspondem aos dados em nossos arquivos”, afirmou a companhia.
Como saber se você teve seus dados vazados?
Após a ocorrência dos dados vazados, um programador criou um site chamado “Fui Vazado”. Nele, as pessoas têm a oportunidade de averiguar se os seus dados encontram-se nos pacotes comercializados na Internet.

Cidadãos estão na dúvida sobre os responsáveis sobre a divulgação dessas informações Cidadãos estão na dúvida sobre os responsáveis sobre a divulgação dessas informações – Freepik

Alguns especialistas recomendam a plataforma para que as pessoas descubram se seus dados pessoais estão correndo risco. Ou seja, ela é útil para prestar mais atenção em eventuais golpes.

Sendo assim, para o consumidor saber se teve suas informações vazadas e quais delas estão disponíveis na web, é só fornecer o seu CPF e data de nascimento. Desse modo, a plataforma efetuará o cruzamento dos dados com a base disponibilizada pelos hackers.

Além desse, existe outro site, porém em inglês, intitulado “Have I Been Pwned”. Nele é possível consultar se o e-mail vazado. Se porventura isso tenha ocorrido, eles informam a origem e qual a medida a ser tomada.
O que fazer em caso de vazamento das informações pessoais?
Inicialmente, em caso de dados vazados efetivamente, algumas das ações a se realizar são as seguintes:

Registre um boletim de ocorrência (B.O.);
Fique de olho na movimentação do cadastro no SPC e Serasa;
Preste atenção em e-mails, mensagens e SMS que informam códigos para verificação de conta, pois é assim que muitos golpistas efetuam a clonagem;
Deixe familiares e amigos de sobreaviso. Dessa forma, saberão que é um golpista tentando se fazer passar por um conhecido;
Acompanhe o CPF no Registrato, um site pertencente ao Banco Central.

Preventivamente, pode ser feito o que está descrito abaixo:

Ative a autenticação em duas etapas em todas as suas contas (e-mails, plataformas, sites, etc);
Faça a ativação do PIN de segurança em tudo, sobretudo WhatsApp. O PIN é ainda mais relevante que a autenticação em dois fatores. Isso porque exige-se periodicamente e a cada novo login;
Use senhas longas, mesclando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Novo auxílio emergencial Rodrigo Pacheco discute assunto com Paulo Guedes
Novo presidente do Senado articula parceria com Ministério da Economia para um novo programa de assistência social em 2021. Saiba como foi esta reunião…

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações