Que dia começa o pagamento do Bolsa Família? Confira detalhes do calendário

Pagamento do benefício começará em breve, seguindo o NIS

Agora em fevereiro, os beneficiários do principal programa de distribuição de renda do país receberão o segundo pagamento relativo a 2021. Desse modo, confira nesta quinta-feira (11/02) que dia começa o pagamento do Bolsa Família.

O calendário do programa é divulgado anualmente pelo Ministério da Cidadania e estabelece o cronograma regular de repasse do benefício.

Assim sendo, as datas são escolhidas tendo como referência o Número de Identificação Social (NIS) que cada Responsável Familiar (RF) possui. Entenda melhor na sequência.

O pagamento começará a ser liberado ainda esse mês O pagamento começará a ser liberado ainda esse mês – Foto: Pixabay
Que dia começa o pagamento do Bolsa Família?
Dia 11, hoje. De acordo com o calendário regular do programa, nesta quinta-feira, os beneficiários do Bolsa Família começarão a receber a parcela relativa a fevereiro de 2021.

No entanto, por se tratar de um pagamento escalonado, o repasse é feito nos últimos dez dias úteis de cada mês. Além disso, o beneficiário tem acesso à parcela seguindo a numeração do NIS. Ou seja, o benefício só fica disponível para saque no dia específico ou em até 90 dias depois.

Dessa forma, sabe-se que o NIS é composto por 11 dígitos. Assim, é o dígito final (que pode ser qualquer número entre 0 e 9) que se usa para determinar o calendário do programa.
Calendário do Bolsa Família de fevereiro
Após saber que os pagamentos do Bolsa Família são determinados pelo dígito final do NIS, confira o calendário de pagamento de fevereiro que será iniciado em breve:

Beneficiários com o NIS final 1 – começam a receber dia 11/02;
2 – começam a receber dia 12/02;
3 – começam a receber dia 17/02;
4 – começam a receber dia 18/02;
5 – começam a receber dia 19/02;
6 – começam a receber dia 22/02;
7 – começam a receber dia 23/02;
8 – começam a receber dia 24/02;
9 – começam a receber dia 25/02;
0 – começam a receber dia 26/02.

Portanto, o participante deve atentar-se para o cronograma do benefício, pois o pagamento não é feito antes da data determinada. Além disso, caso o beneficiário não atenda ao prazo máximo de 3 meses para sacar a parcela, pode ter a sua inscrição no programa prejudicada.

Sendo assim, o valor da parcela não é fixo, pois varia de acordo com a composição familiar. Para fevereiro, a média prevista das parcelas é de R$ 190.

Contudo, novas mudanças estão sendo aguardadas e deverão ser divulgadas ainda este mês, segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Entre as principais mudanças, estão previstos o aumento médio das parcelas (para R$ 200) e a inclusão de novas famílias.
Novo auxílio emergencial Rodrigo Pacheco discute assunto com Paulo Guedes
Novo presidente do Senado articula parceria com Ministério da Economia para um novo programa de assistência social em 2021. Saiba como foi esta reunião.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações