Saque-aniversário não caiu na conta: O que fazer?

Pagamentos de setembro começaram ontem, 01/09

Saque-aniversário não caiu na conta: O que fazer? - Foto: Canva Pro

As liberações do saque de aniversário do Fundo de Garantia para quem nasceu em setembro iniciaram ontem, 01/09. Com isso, milhões de trabalhadores podem sacar uma parcela do saldo do FGTS. Mas o que fazer se o saque-aniversário não caiu na conta? Confira hoje, 02/09, o que pode ter acontecido e como resolver.
Confira a data de opção de pagamento
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que apesar das liberações do FGTS de aniversário iniciarem no primeiro dia do mês, nem todas ocorrem nessa data. Existem, afinal, duas opções: dia 1ª e dia 10. E a escolha é feita pelo trabalhador na hora da adesão ao saque anual do Fundo de Garantia.

Por isso, se o saque-aniversário não caiu na conta confira qual o dia de liberação pelo qual você optou. Basta acessar, para isso, o aplicativo ou site FGTS. Depois, faça login com CPF e senha e clique, na página inicial, na opção de aniversário. Assim, confira a data de liberação.
Confira a forma de liberação do valor
Caso a data do pagamento já tenha decorrido sem que o valor tenha caído na conta, então é necessário conferir qual o tipo de liberação pela qual se optou. Da mesma forma como ocorre com a data, o trabalhador pode escolher receber o FGTS de aniversário de duas maneiras.

A primeira se refere à transferência automática, enquanto a segunda requer o saque em caixa eletrônico, casa lotérica ou representante Caixa Aqui. Contudo, somente a primeira alternativa (de transferir) deposita o dinheiro diretamente na sua conta bancária.

Por isso, se o saque-aniversário não caiu na conta confira, no aplicativo FGTS, se a opção pela liberação não ocorreu para a alternativa de saque presencial. Caso o seja, basta você ir até um dos locais aptos para sacar e resgatar o valor.

Saque-aniversário não caiu na conta Confira o que fazer diante de problema de liberação do saque de aniversário do FGTS – Foto: Canva Pro
O que fazer se o saque-aniversário não caiu na conta?
Caso a data de liberação já tenha sido alcançada, bem como a escolha tenha sido para a transferência direta e mesmo assim o valor não caiu em conta, não se preocupe. Nessa hipótese, você tem até 03 meses a partir da liberação para resolver o problema.

Nesse caso, o valor fica disponível até o final do segundo mês subsequente à liberação. Isto é, caso ela ocorra no início de setembro, fica disponível até o dia 30 de novembro. Assim, basta ir até uma agência da Caixa Econômica com documento pessoal em mão e requerer atendimento presencial.

Segundo a CEF, geralmente a causa da situação em que o saque-aniversário não caiu na conta é a indicação de conta conjunta para recebimento, o que não é permitido. Igualmente, a desatualização de dados cadastrais no sistema.
Guardar dinheiro no Banco Inter é seguro? (Veja opinião de usuários)
As fintechs estão fazendo um enorme sucesso entre os consumidores brasileiros, por oferecerem na maioria das vezes os mesmos serviços bancários que instituições financeiras tradicionais, mas de forma gratuita e sem burocracias.

No entanto, ainda restam dúvidas sobre algumas empresas. Por exemplo, será que o Banco Inter é seguro? Confira no vídeo abaixo!

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