Ultimate magazine theme for WordPress.

PF combate exploração ilegal de minérios no Pará

Ação faz parte da 3ª Fase da Operação Rota do Minério

0

As informações foram obtidas pelo Folha Go! junto à Polícia Federal e foram fornecidas diretamente do município de Marabá, no Pará. Na última quarta-feira (14) a PF deflagrou a 3ª Fase da Operação Rota do Minério que visa combater a exploração ilegal de minérios no Pará.

A ação, que contou com a participação de 10 policiais, teve como objetivo fiscalizar e desarticular a organização criminosa responsável pela extração ilegal de minérios nos municípios de Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá e Parauapebas, todos localizados no estado do Pará.

Na operação foram apreendidos 6 caminhões nitrem que seriam utilizados para o transporte sem autorização legal de 500 toneladas de manganês. Acredita-se que o destino dos veículos apreendidos seria o porto de Barcarena (PA), onde o minério explorado ilegalmente seguiria para exportação.

Apesar dos esforços dos agentes da polícia federal, os motoristas que dirigiam os caminhões de grande porte apreendidos estavam em comboio e conseguiram fugir da fiscalização, deixando os veículos que transportavam manganês abandonados.

O manganês apreendido é propriedade da União Federal e sua extração ilegal constitui crime contra patrimônio, na modalidade de usurpação. Tal crime pode levar a uma pena de um a cinco anos de detenção e multa.

A região sudeste do Pará, na qual a operação está sendo realizada, possui um histório de exploração ilegal de minérios, e esta apreensão é uma de várias realizadas nessa região, pela Polícia Federal, apenas no ano de 2020.

A PF busca combater essa exploração realizando bloqueios de bens, prisões em flagrante e apreensão de veículos nas diversas etapas da exploração, impedindo que o minério extraído ilegalmente seja exportado no porto de Barcarena.

O nome escolhido para a operação, “Rota do Minério”, faz referência à rota de transporte do manganês ilegalmente explorado. A própria descoberta dessa rota é resultado de esforços da Polícia Federal em desdobramentos de fases anteriores dessa Operação.

 

Comments
Loading...
script data-ad-client="ca-pub-5834186694177425" async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">